Marketing de projetos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ETAPA - 1

RELATÓRIO:

Para que os produtos ou valores (serviços) sejam reconhecidos e aceitos pelo mercado-alvo é importante não apenas a correta aplicação, mas uma detalhada análise sobre o escopo do mix de marketing, a fim de se estabelecer trocas mutuamente satisfatórias entre no mercado e a organização. Neste sentido, tradicionalmente o conjunto de atividades de marketing é denominadacomo Mix(ou composto) de marketing o qual, tem a definição dos 4Ps de Marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção, sendo os 4Ps dos vendedores e para os clientes 4Cs; Cliente, Custo, Conveniência e Comunicação.
Em análise aos 4Ps, no conjunto o Produto (ou serviço) é o mais importante, pois é principal objetivo para quaisquer relações de troca, pois não se pode determinar um preço, projetar umaestratégia de promoção ou criar um canal de distribuição até que a empresa tenha um produto para vender, pois este é tudo que se recebe (favorável ou desfavorável) em uma relação de troca. Além disso, uma característica importante dos produtos, é que eles também podem ser intangíveis, (serviços e idéias).
Quando ao preço, a maioria dos consumidores possui desejos e necessidades limitadas, porémrecursos limitados e que por isso, geralmente o consumidor apenas compra um produto ou serviço se o preço justificar o nível de satisfação esperada pelo cliente após a compra. Por isso é que o preço não é apenas, o que é dado em troca para adquirir-se um produto, mas o tempo gasto para adquirir o produto, desta maneira o preço não apenas pode ser em dinheiro como também pode ser representado porqualquer coisa com valor percebido.
O fato de se ter um produto e um preço adequado não significa que as boas vendas serão asseguradas, é importante que haja um canal eficiente que possa levar o produto até compradores finais e neste caso é importante a Praça (ou canais de distribuição). E para tal eficiência é importante todo um esforço por parte da empresa ao desenvolver um bom relacionamentocomercial com todos membros envolvidos no canal de distribuição, em que muitas vezes tal esforço exige investimentos em treinamento e desenvolvimento da capacidade de trabalho dos intermediários. Com isso, a praça é definida como o meio pelo qual os produtos, sua propriedade, as comunicações, o financiamento e o pagamento e o risco associado fluem para o consumidor.
A promoção é outra variávelcontrolável do composto de \Marketing que recebe o significado de comunicação, pois este objetiva com eficiência a respeito dos produtos e serviços, estimulando o interesse dos consumidores, bem como, atuando na construção da imagem da empresa. É neste contexto que envolve as variáveis de comunicação.
Também existe o mix de promoção que está dividido em alguns grupos básicos, Vendas Pessoais, publicidade,promoção de vendas e relações públicas.
O conceito de Mix(composto) de Marketing, diz respeito à definição das principais variáveis de ação do marketing e que tradicionalmente são agrupadas em quatro grandes grupos: política de produto, política do preço, política de comunicação e política de distribuição. Estes quatro grupos de políticas são também conhecidos como os 4 P’s, estas ações sãodistintas mas interdependentes entre estas políticas pelo que as mesmas são podem ser estabelecidas isoladamente. De fato, apesar de poderem existir variáveis do mix de marketing com maior importância para atingir vantagens competitivas, deve existir uma plena integração e coerência entre as diferentes políticas sob pena de se compreender a eficácia e objetivos pretendidos. O mix de marketing deveser formulado não apenas em função e em coerência com as características do mercado, mas também com o posicionamento pretendido e com os objetivos e estratégias de desenvolvimento.

4 P’s = As empresas produzem um determinado produto, que é alvo de uma promoção, que objetiva informar a disponibilidade em uma determinada praça (ponto de venda ou local) a um determinado preço.

Raciocínio...
tracking img