Marketing de eventos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1072 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Marketing 3.0 nos eventos
escrito por Líbia Macedo

Comentários (0)
inShare0
More Sharing Services 2
Terminei de ler o mais recente livro de Philip Kotler, Kartajaya e setiawan – Marketing 3.0, as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano e nos valores, na participação, globalização e sociedade criativa – sendo assim muito mais colaborativo e espiritual. Já que oMarketing 1.0 era focado no produto e o Marketing 2.0 no consumidor.
Confesso que esperava mais, porém é extremamente didático, exemplifica e faz com que reflita-se sobre ações de marketing e comerciais foco no Ser humano e não no Ter Humano.
Permitam-me realizar uma resenha e escolhi o ultimo capitulo onde os autores resumem no final do livro 10 credos do marketing 3.0, e farei um viésrelacionado ao setor de eventos, vamos ver o resultado:
• Ame seus clientes, e respeite seus concorrentes
Refere-se a tocar o cliente pela qualidade sim, mas também pela emoção. Ações como marcas que entendem problemas que incidem sobre seus clientes e fazem ações relacionadas. Ex: Corrida contra o câncer de mama, realizadas por marcas de cosméticos-aproximando-se assim de seu target não pelos seusprodutos e sim pela sua atitude;
Marcas concorrentes que se aliam em causas sociais, como TELETOM, Criança Esperança – independente se temos apoiadores de mesmo nicho, o que importa é a ajuda de todos.
• Seja sensível a mudança e esteja pronto para se transformar
O mundo muda, sempre mudou, mas a globalização, tecnologia, informação fez com que a velocidade de mudanças seja muito maior. Mesmosmodelos não se sustentam muito tempo. Veja o Skol Beatz um sucesso, mas estava perdendo publico, pois outras mega festas estavam surgindo, quando ele se transformou no Skol sensation, com um conceito não somente de festa do branco, mas tematizando o branco criou uma fidelização e uma expectativa pelo subtema do ano e as atrações relacionadas (aproveitando uma festa que já tinha conceito estabelecidona Holanda e outros países)
• Proteja seu nome, deixe claro quem é você
Reputação da marca é tudo, vejam só a Coca-Cola com um produto reconhecido e uma das marcas mais valiosas, mas que tem se reinventado com produtos diet, sucos, aguas aromatizadas e em suas fabricas eles utilizam muita água. Com isso a preocupação ambiental/social tem sido uma bandeira. Em vários eventos, tem feito estandes ecamarotes com uso de engradados e latinhas recicladas, uniforme com tecidos de material pet, entre outros. Na pratica efetivamente.
Lembrem-se que agora não são os profissionais de marketing que constroem a marca somente, e sim o coletivo dos consumidores que dividem seus elogios e críticas através das mídias sociais, portanto inclui-los em sua divulgação e monitorar isso durante os eventos é FU N D A M E N T A L.
• Um cliente é diferente do outro; procure primeiro aqueles que podem se beneficiar mais de você
Concentre-se em qual cliente você pode atender e tem mais expertise, aprendendo com isso. Algumas marcas tem criado seus espaços de contato, como loja conceito e agora inclusive baladas. A Smirnoff com suas festas em containers relacionadas a característica de países importadaspara outros países, a Absolut criando um espaço com a balada com a sua cara, funcionando alguns dias e destacando drinks com sua bebida - Absolut Inn, na R. Oscar freire em tempo limitado.
• Ofereça sempre um bom pacote por um preço justo
Defina preços justos para refletir sua qualidade. É isso que se espera, mas as vezes o preço sendo adequado, não é adequado ao bolso, mesmo as empresas nãopodendo abaixar a margem de lucro é buscar maneiras de facilitar a vida dos consumidores, agora alguns shows tem nas empresas de ingressos, a possibilidade de compra parcelada em até 10X. Facilitando e otimizando a adesão das pessoas, ainda mais com tanta opção de shows, pois o Brasil está no circuito mundial competitivamente.
• Conheça seus clientes, cultive-os e conquiste outros
Os programas...
tracking img