Marketing de causas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (350 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O pai do marketing moderno, Philip Kotler, afirma que a filantropia não estimula a transformação social, mas a transformação social incentiva a filantropia; as atividades filantrópicas são capazes degerar impacto imediato. O marketing de causas é uma das maneiras que facilitam a superação de desafio sociais.

O marketing de causas é um conjunto de iniciativas empresariais que permitedirecionar a capacidade, projetos e capital de uma empresa para gerar lucro e, ao mesmo tempo, o alcance de uma causa específica. Empresas de alimentos podem incentivar os consumidores de seus produtos acomprarem determinados tipos de suplementos, receber “fichas de doação” que, ao serem depositadas em compartimentos instalados nos supermercados, serão convertidos em alimentos doados a comunidadescarentes.

Em outro exemplo, a empresa Motorola ajuda as melhores universidades de engenharia a terem o melhor ensino, posteriormente, boa parte de seus formandos se tornam nos melhores engenheiros daempresa. O marketing de causas aliado à filantropia ganhou popularidade nos últimos anos, mas, sem uma educação de mercado, o consumidor pode se sentir útil ao comprar de uma marca que ajuda outraspessoas, mas pode não aprimorar seu comportamento social ou mudar seus hábitos.

Além de planejar e produzir para gerar lucro, as empresas já perceberam nos últimos anos que investir em causas sociais eambientais, por exemplo, poder estimular o mercado, ajudar a superar problemas e posicionar melhor a marca de um produto, sem perder lucratividade. Nos dias atuais, os consumidores estão se tornandomais criteriosos e preferem pagar um pouco mais pela compra de um produto que respeita a natureza ou que ajuda pessoas mais carentes, produtos de empresas que praticam a responsabilidade social ousocioambiental.

Porém, o planejamento sobre determinada causa deve ser sincero e transparente, não pode ser falso ou somente “oportunista”, deve verdadeiramente posicionar determinado produto no...
tracking img