Marketing da trelleborg

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1942 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A possibilidade de conhecer as estratégias por trás de um grupo de empresas com 107 anos de existência, certamente fascinaria qualquer estudante de administração. Ter contato com a mais nova aquisição desse grupo, bem como conseguir analisar um de seus produtos mais interessantes, em termos de fabricação e utilização, completaria o fascínio sobre a primeira possibilidade citada. Poressa razão, optamos por trabalhar com o Grupo Trelleborg, de origem sueca, mas presente em quase todo o mundo.
A opção pelo estudo da ‘blanqueta’ está, justamente, no fato de ser o produto desenvolvido pela empresa PRINTEC, conhecida como Day Brasil em nosso país, uma vez que essa foi a mais recente empresa adquirida pela organização, advento que garantiu ao grupo o posto de maior fabricante doproduto no mundo.
A pesquisa envolvida na realização desse projeto tem como base os conceitos apresentados no livro “A Bíblia do Marketing”, de Philip Kotler, em entrevista com o gerente nacional de vendas da PRINTEC e em dados retirados de websites e da homepage da empresa em questão.
A dificuldade na execução do trabalho ficou por conta da necessidade de identificar a presença dos tópicossolicitados sem, de fato, termos contato com um colaborador ligado a área de marketing ou coletânea suficientemente esclarecedora sobre a Trelleborg na internet ou em livros.

Pesquisando & Entendendo a Organização (Histórico da Empresa)
Constituição da empresa
TRELLEBORG
A, então, Trelleborgs Gummifabriks AB foi fundada em 1905 sob a gestão de Henry Dunkerrapidamente, que ainda jovem deucontinuidade ao projeto do pai para a construção de uma fábrica de produção de borracha. Com a chegada da Primeira Guerra Mundial e todas as transformações ocorridas em sua decorrência, no contexto político, econômico e corporativo, a empresa rapidamente se tornou líder da Escandinávia, a princípio pela produção de galochas e sapatos de borracha e, mais tarde, com pneus de bicicletas e carros, bensindustriais de borracha e capas de chuva. Após a morte de seu fundador, a empresa passou a ser controlada por alguns fundos e fundações de cunho social, para as quais também é revertido grande parte dos lucros.
PRINTEC
Na década de 60, chegou ao Brasil a empresa americana “Day International”, que montou sua fábrica de blanquetas no país. Acreditando se tratar de um mercado pouco atrativo, devidoa pequena demanda em comparação com os Estados Unidos, a organização vendeu sua filial no país sul americano a alguns membros da cúpula de diretores. A partir desse momento, a Day Internacional no Brasil passa a se chamar Day Brasil, dentro do país. No entanto, por questões contratuais, a empresa teve de adotar outro nome para levar sua blanqueta ao mercado internacional: PRINTEC.

Principaisrealizações
TRELLEBORG
* No ano de 1930 a empresa, prevendo o boom automobilístico, passou a produzir também pneus, ação que elevou as vendas e garantiu a divulgação da marca.
* Em 1950 é dado início ao processo de internacionalização. No primeiro momento é organizada uma rede internacional de agentes e, em seguida, são abertas as empresas em países estrangeiros. Nesse mesmo ano é lançado oprimeiro pneu de inverno sem câmara de ar.
* Vinte anos depois, a produção de pneus para carros e caminhões é encerrada devido a fatores externos.
* Em 1999, um novo foco estratégico é lançado. As operações são voltadas inteiramente para o setor industrial, que cresce por meio de aquisições de empresas grandes. Todas as outras operações são eliminadas.
* Aquisição do Grupo Smiths Plc,de negócios e vedações de precisão, dá origem à Trelleborg Sealing Solutions. O Grupo Trelleborg cresce 5,5 bilhões em vendas e 6.000 funcionários, principalmente na Europa e América do Norte.
* Neste ano, com a compra da PRINTEC, passou a ser líder mundial na produção de blanquetas.
PRINTEC
* Em 1985, a PRINTEC comprou a fábrica de blanquetas, Dunlop, tornando-se a única empresa a...
tracking img