Marketing curso tti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1528 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MARKETING.
O QUE É MARKETING PESSOAL?
Marketing Pessoal é uma estratégia atual cujo objetivo é orientar os profissionais de qualquer categoria a manter sua posição no emprego que têm ou a conquistar nova posição no mercado de trabalho, utilizando técnicas adequadas e atuais, que sejam esclarecidas, competitivas e levem, de fato, à vitória desejada. Essas técnicas incluem sua formaçãoprofissional, experiência, boa apresentação de seu currículo até sua forma de vestir, de falar, sua postura, sua entrevista com o selecionador, seu comportamento pessoal.
Resumindo: Marketing Pessoal é um conjunto de estratégias programadas de forma consciente para (a) manter a própria situação profissional; (b) conquistar a posição desejada no mercado de trabalho; (c) manter a empregabilidade de formapermanente.Hoje, não há mais lugar para a passividade, para manter a expectativa de que a empresa continuará paternalista nos protegendo e nos conduzindo a posições mais altas e com melhor remuneração. Esse tempo acabou. O que vale agora é a competitividade. Cada um de nós é responsável pelo seu sucesso pessoal e profissional. Somos solicitados a ser empreendedores, a ser vencedores onde quer queestejamos. Para isso, necessitamos conhecer o mercado, entender as mudanças e empregar técnicas também competitivas e adequadas.
Para meditar
Houve uma época em que você era contratado para trabalhar em uma grande empresa, em uma carreira para toda a vida. Não havia necessidade de se preocupar muito com sua carreira. A empresa faria isso para você. Bem, as coisas eram assim no passado.No mundode hoje, de competição acirrada, o lema é cada um por si. Você não pode confiar que a empresa tome conta de você porque ela mesma não pode estar segura de que continuará a existir por tempo suficiente para isso. Você tem de tomar conta de si mesmo (All Ries, 1991, p. 1).Portanto, para competir é preciso abandonar velhos paradigmas, a forma tradicional de pensar que tudo continuará como no passado.As mudanças estão acontecendo com rapidez incrível e quem não perceber isso e não procurar se adaptar à nova realidade ficará a ver navios ou vivendo de modo nefelibático (nas nuvens).
Conclusão: “você não pode ficar esperando que a sua empresa tome conta de você. Ela está lutando pela sua própria sobrevivência. Para ter sucesso hoje, você deve ver a si mesmo como um produto e não como umempregado. A sua carreira está em suas próprias mãos e não nas mãos do simpático gerente de recursos humanos” (All Ries, 1991, p. 2).

Os 4 “Ps” do marketing pessoal

Numa analogia com os 4 “Ps” do marketing – produto, preço, promoção e ponto-de-venda -, podem-se identificar quatro elementos fundamentais na adoção de uma estratégia de marketing pessoal.
São eles:
1- Pessoa
2- Posicionamento
3-Postura
4 Prática
PRIMEIRO ELEMENTO: é a própria pessoa, ou seja, é o conteúdo que está sendo apresentado à sociedade. Fazem parte desse elemento a personalidade, o caráter, o conhecimento, a competência, as habilidades e a experiência de cada um. Aqui, o foco é inovação e desenvolvimento, buscando continuamente o crescimento em todas as dimensões – pessoal, profissional, mental e espiritual, comvistas a se tornar alguém cada vez melhor.
SEGUNDO ELEMENTO: o posicionamento pode ser definido como a forma com que as outras pessoas nos veem. Muitas vezes, somos vistos de forma diferente daquilo que realmente somos ou pensamos que somos. Por isso, é hora de se perguntar: como você gostaria de ser percebido(a) pelas pessoas? Como sua chefia o(a) vê: um(a) profissional comprometido(a) econfiável ou um(a) profissional competente, mas problemático(a)? Será que seu posicionamento tem causado insegurança e desconfiança? A prática do marketing pessoal deverá ser responsável por um grande cuidado na maneira como se dão os contatos interpessoais, pois eles é que irão definir seu posicionamento na mente de outras pessoas.
TERCEIRO ELEMENTO: a postura é fundamental para que possamos...
tracking img