Marketing conceito exercicios caso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1439 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPITULO 1: MARKETING:UMA INTRODUCAO
1. POR QUE ESTUDAR MARKETING
As razoes para estudo do marketing são muitas, convem lembrar, entretanto, que, sempre haverá oportunidades para a aplicação das técnicas de marketing em ocasiões da vida de qualquer pessoa. Ao sair da universidade, o estudante fara seu próprio marketing ao procurar emprego. Nas empresas, ao vender uma ideia nova para seu patrão,o funcionário pensara numa serie de pequenas estratégias mercadológicas para obter aprovação de seu plano.

2. O QUE E MARKETING
Marketing e o desempenho das atividades comerciais que dirigem o fluxo de bens e serviços do produtor ao consumidor usuário.

2.1. ANALISE DE UM CASO PRATICO: CHAMPION
1. Para o lançamento de um relógio Champion, o produto apresentava um modelo quartzo, esportivo,em plastico resistente, a prova d´agua, com outro forte diferencial: pulseiras intercambiáveis de varias cores.
2. Maiores vantagens na relação custo/ beneficio
3. Aspectos diferenciados
4.Campanha bem sucedida, que o relógio passou a ocupar posição de destaque entre os produtos comercializados pela empresa fabricante

2.2. COMPOSTO DE MARKETING
Não e somente a empresa citada que, paracomercializar seus produtos, devera pensar nas quatro variáveis mencionadas. Qualquer outra empresa, mesmo em outros ramos, também o fara. Produto, preco, distribuição e promoção.

2.3. CONCEITO DE MARKETING
Marketing consiste no planejamento das quatro variáveis do composto mercadológico, sempre praticado em qualquer época de comercialização , variando apenas seu grau de utilização.

2.4.HISTORICO
Evolucao do conceito a partir de mudanças na ênfase da comecializacao, que basicamente passou por três fases.

2.4.1. ERA DA PRODUCAO
Demanda maior que a oferta, produção artesanal

2.4.2. ERA DE VENDAS
Surge os primeiros sinais de excesso de oferta, acumulando produtos em estoque

2.4.3. ERA DO MARKETING
Nessa era o mais importante era a conquista e a manutenção de negocioas a longoprazo, mantendo relação permanente com o clientr, por isso, nessa época, começou a existir uma valorização maior do consumidor

2.5. VISAO AMPLIADA DO MARKETING
Muitas vezes temos oportunidades de observar propaganda turística de determinados lugares, como ilhas encatadoras, cidades acolhedoras e outros locais que realmente despertam curiosidade, o marketing também e muito utilizado na área deserviço, seguradoras, bancos, cabelereiros, hotéis. Como podemos perceber e concluir, sempre que existir uma relação de troca no seu sentido amplo, haverá a possibilidade de aplicação das técnicas de marketing.

2.6. UMA DEFINICAO DE MARKEITNG
E a área do conhecimento que engloba todas as atividades concernente as relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dosconsumidores, visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos e considerando sempre o meio ambiente de atuação e o impacto que essas relações causam no bem estar da sociedade

3. VARIAVEIS INCONTROLAVEIS.
Por estarem fora do domínio da empresa as variáveis são chamadas variáveis incontroláveis, os empresários são obrigados a adaptar o composto de marketing as condiçõesmutantes. Ambiente politico/ legal, ambiente social/ cultural/ demográfico, variáveis econômicas, concorrência

3.1. AMBIENTE POLITICO/ LEGAL
Ambiente fundamental no marketing, uma vez que nossas vidas são diariamente afetadas por mudanças governamentais e leis novas que são aprovadas ou modificadas. Como “comprovação” podemos comparar a evolução politica no Brasil nos últimos anos.

3.2. AMBIENTESOCIAL/ CULTURAL/ DEMOGRAFICO
As influencias que ocasionam mudanças na sociedades podem ser originadas por uma serie de fatores. Alem do grau de conhecimento, o aspecto cultural e demográfico e de extrema importância nessa consideração, pois ele determina hábitos de compra de muitos grupos de consumidores. Cada um desses grupos formam uma opinião sobre o comportamento do outro.

3.3. VARIAVEIS...
tracking img