Marketing - black friday

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice

Introdução...........................................................................................................3
Origem e História................................................................................................4
Black Friday no Brasil .......................................................................................5
Black Friday2012...............................................................................................6





























Introdução

Vocês já devem ter visto vários sites anunciando que 23 de novembro é a “Black Friday” aqui no Brasil e também nos Estados Unidos. No Facebook e Twitter começou a aparecer isso aos montes em forma de anúncios pagos. Foi aí que muita gente entãoresolveu perguntar o que é essa tal de “black Friday”
“Black Friday” não tem nada a ver com macumba, bruxaria, mau agouro, etc. Nesse caso, é até uma coisa boa. Enfim, boa para quem adora promoções, descontos, preços baixos e coisas assim! Pois, na “black Friday” grandes lojas vendem produtos com descontos incrivelmente incríveis
Nos Estados Unidos, o dia de Ação de Graças é semprecelebrado na quarta ou quinta-feira do mês de novembro; já o dia seguinte ao Thanksgiving Day é chamado de “black Friday”. Trata-se do dia no qual lá nos Estados Unidos o período de compras natalinas tem início. Assim, esse ano - 2012 - a “black Friday” cai na próxima sexta-feira (23.11).
Logo, aqui no Brasil as grandes lojas resolveram adotar o costume americano e fazer o mesmo: oferecerdescontos incríveis para dar aquele pontapé no período de compras para o Natal. O curioso é que embora não seja um feriado nacional, várias empresas americanas dispensam os funcionários só para que eles aproveitem as promoções e descontos oferecidos.

















Origem e História

Há vestígios de que a denominação surgiu em 2005 na Filadélfia, quando a polícia local chamavade Black Friday o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças. Havia sempre muitas pessoas e congestionamentos enormes, já que a data abria o período de compras para o natal. O termo já foi associado com a crise financeira que atingiu os Estados Unidos em 1869. Também passou a ser usado em 1966, mas só se tornou popular em 1975 quando o uso do termo passou a ser conhecido por meio de artigospublicados em jornais, que abordavam a loucura da cidade durante o evento. Já se referiu ao período de conforto financeiro para os varejistas. No início de 1980, foi criada uma teoria que usava a cor vermelha para se referir aos valores negativos de finanças e a cor preta para indicar valores positivos. O período negativo correspondia ao período de janeiro a novembro e o lucro acontecia ao dia seguinteao Dia de Ação de Graças e permanecia até o final do ano. Alguns anos depois, Black Friday era o nome usado pelos varejistas para indicar o período de maior lucro, e desde então é a data mais agitada do varejo no país. No dia do evento muitas lojas abrem bem cedo, algumas com até quatro horas de antecedência para atrair maior número de consumidores e oferecer os menores preços. Milhares de pessoasaguardam em filas enormes.
Embora não seja um feriado, muitas pessoas ganham o dia de folga e se tornam consumidores com grande potencial. O dia também é conhecido por dar início à temporada de compras de natal. A popularidade do evento é grande, muitos consumidores consideram os descontos oferecidos mais atrativos do que os natalinos. A ideia vem sendo adotada por outros países como Canadá,Austrália, Reino Unido, Portugal,Paraguai e Brasil.









Black Friday no Brasil

O Black Friday chegou ao Brasil em 2010 por iniciativa de uma empresa especializada em cupons de descontos (Cupom.Org). O primeiro Black Friday do Brasil aconteceu no dia 26 de novembro e foi totalmente online. A data reuniu mais de 50 lojas do varejo nacional.
Os descontos oferecidos no...
tracking img