Marketing b2b

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Debora de Lima – Sala 108
Marketing B2B
Marketing B2B, marketing business to business, marketing industrial ou marketing empresarial é a prática de indivíduos ou organizações, incluindo empresas,governos e instituições, de promoverem os seus produtos ou serviços junto de outras organizações que, por sua vez, irão revendê-los, usá-los como componentes dos seus produtos e serviços, ou paraapoiar as suas operações.
Este nicho do marketing surgiu inicialmente ligado ao sector industrial, gerando a designação “marketing industrial”. Mas a partir da década de 1980 estendeu-se a todas asempresas que fazem negócios com outras empresas, seja esta ou não a sua vocação principal, abrangendo mercados como o da distribuição e dos serviços a empresas.
A forma abreviada “B2B” ou “B-to-B”,acrónimo do termo inglês business-to-business (de "negócio para negócio"), passou a ser usada para facilitar, tal como os termos "B2C" (business-to-consumer) e, mais recentemente, "B2E"(business-to-employee). Por causa da sua origem nos ambiente ligados à Internet, associado aos primeiros mercados electrónicos, o termo B2B mantém este outro significado mais restrito, associado exclusivamente àstransacções digitais entre empresas. Não é essa a acepção usada neste verbete.
O marketing industrial ou B2B é geralmente desenvolvido por empresas – ou áreas de empresas – cujo principal mercado nãosão os consumidores finais mas outras empresas.
* Principais características do processo de venda B2C
Marketing é de natureza um-para-muitos. Não é prático para os vendedores para identificarindividualmente os potenciais clientes nem conhecê-los individualmente.
O valor da compra normalmente é menor.
A tomada de decisão é muitas vezes por impulso.
Maior confiança na distribuição (entrarem lojas de varejo).
Mais esforço de colocar em marketing de massa (um para muitos).
Mais confiança na marca.
Maior utilização dos principais meios de comunicação (televisão, rádio comunicação,...
tracking img