Marketing ambiental como fortalecimento da marca

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 81 (20113 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


O marketing ambiental tem sido um assunto em evidência atualmente, devido à grande preocupação das empresas em relação à responsabilidade social. A grande maioria das organizações, hoje em dia, utiliza o marketing ambiental como ferramenta estratégica para fortalecer a imagem da sua marca. Contudo, o tema em evidência visa a compreender melhor quais as reais intençõesdas empresas pesquisadas em relação ao marketing ambiental, se é apenas para benefícios próprios ou se elas são mesmo socialmente responsáveis.
Outro fator motivador em relação a essa pesquisa, é que, apesar de ser um assunto em evidência nos dias atuais, ainda é pouco explorado nas instituições acadêmicas, resultando em um número muito baixo de monografias diretamente relacionadasa ele, o que tornou este trabalho ainda mais desafiador.
O marketing ambiental é de uma ferramenta capaz de sustentar e projetar a imagem da organização, divulgando-a com uma nova visão de mercado, obtendo, assim, um diferencial perante seus fornecedores, funcionários, mercado e, principalmente, a sociedade, os chamados stakeholders. Com o aumento contínuo dos concorrentes em todosos ramos do mercado, é fundamental que as empresas obtenham vantagem competitiva em relação a seus produtos e serviços.
Em consonância com essa inquietação, o presente trabalho buscou respostas para a seguinte questão: De que forma as empresas voltadas para o mercado consumidor utilizam o marketing ambiental para o fortalecimento da marca?
O objetivo geral deste trabalhofoi desenvolver uma pesquisa focada nas estratégias de marketing ambiental das empresas, as quais se colocam como responsáveis e contribuem para diminuir os danos ambientais que possam ser causados nas fases de produção e distribuição de seus produtos. Tais estratégias dedicam-se tanto à área de comunicação ambiental, quanto à área de sustentabilidade, na perspectiva de que encontrem, também eparalelamente, o fortalecimento da marca.
Como objetivos específicos, decorrentes de inquietações e pressupostos destes autores, podem ser anunciados:
a) verificar se as empresas pesquisadas utilizam o marketing ambiental como o fortalecimento da marca;
b) saber como o uso dessa estratégia (marketing ambiental) irá agregar valor à marca, melhorando a imagem da empresa perante oconsumidor final, para que, assim, ele ganhe confiança no produto;
c) identificar as vantagens competitivas das empresas que utilizam o marketing ambiental com relação à suas concorrentes que não utilizam esse artifício;
d) evidenciar as ações ambientais que as organizações pesquisadas desenvolvem, demonstrando as expectativas quanto a resultados e impactos positivos no meio ambiente;
e) avaliar osresultados das ações ambientais que são promovidas por algumas empresas, baseando-se na imagem da marca antes e após o marketing ambiental por elas desenvolvido.
A metodologia de pesquisa adotada neste trabalho contém pesquisa bibliográfica, a fim de se abordar conceitos de marketing ambiental, questões ambientais, marketing social, comunicação e marcas, bem como pesquisa empírica,mediante a realização de entrevistas com colaboradores de empresas socialmente responsáveis, a fim de buscar respostas para o problema levantado no início da pesquisa.
A pesquisa descritiva tem como objetivo fundamental a identificação das características de determinada população ou fenômeno. Ou, então, o estabelecimento de relações entre variáveis, isto é, aquelas que visam a estudaras características de um grupo: sua distribuição por idade, sexo, procedência, nível de escolaridade, estado de saúde física e mental e outros. “São também estudos que visam a identificar estruturas, formas, funções e conteúdos.” (CERVO e BERVIAN, 2002, p. 66).
O desenvolvimento deste trabalho teve a seguinte estrutura, a partir desta introdução: no Capítulo 1 são abordados os...
tracking img