Marketing 3.0

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Marketing 3.0 é centrado nos valores dos seres humanos, no qual se entende que o consumidor deve ser pesquisado, compreendido e conquistado. O consumidor deve ser tratado como ser humano pleno, com mente coração e espírito, ou seja, ser o topo da pirâmide.

O diferencial do Marketing 3.0 é apresentar ao consumidor a marca de uma maneira diferente, com missões, valores e visões preocupadas emoferecer soluções para os problemas da sociedade.

A marca pode ter uma identidade clara na mente dos consumidores, mas não necessariamente boa. O posicionamento é uma mera alegação que alerta os consumidores para serem cautelosos a respeito de uma marca não autêntica.

A diferenciação é o DNA da marca que reflete sua verdadeira integridade. É uma prova sólida de que a marca concretiza suaspromessas.

A S.C. Johnson & Son, por exemplo, incorpora o compromisso com a sustentabilidade social e ambiental na missão, na visão e nos valores da empresa. Com a missão de “contribuir para o bem-estar da comunidade, bem como sustentar e proteger o meio ambiente”, a S.C. Johnson & Son satisfaz os consumidores, oferecendo realizar.

Empresas que praticam a “comunicação de coração paracoração”, estão enxergando que o consumidor é muito mais de que um simples comprador e o valorizam só tendem a crescer e ganhar espaço no mercado.

O marketing 3.0 é moldado por três grandes forças, são elas:

1 – A Era da Participação e do Marketing Colaborativo:

Se dá pelo avanço tecnológico, no caso do Marketing 3.0 a ascensão das mídias sociais como blogs, twitter, youtube, facebook,Wikipédia, rotten tomatoes e craigslist. Através destas mídias é possível compartilhar notícias, opiniões e idéias, seja sobre vida pessoal ou até mesmo sobre empresas e produtos. Podemos usar como exemplo a IBM que estimula seus funcionários a criar blogs específicos nos quais podem falar livremente sobre a empresa.

É necessário desenvolver o que ele chama de “communitization”. Integrar-se às redes declientes, onde se trocam informações, experiências, críticas e sugestões sobre produtos, serviços e operações da empresa. Além disso, também é preciso criar comunidades e ambientes sociais, onde esses clientes possam expressar opiniões, socializar-se e expressar sua cidadania.

Por serem de baixo custo e pouco tendenciosas o futuro das comunicações de marketing será delas.

2 – A Era doParadoxo da Globalização e do Marketing Cultural:

A Globalização é impulsionada pela tecnologia alcançando a todos ao redor do mundo criando uma economia interligada, estimula e busca o equilíbrio a acaba criando paradoxos. Podemos citar três grandes paradoxos resultantes da Globalização:

• Paradoxo Político da Globalização, no qual se abre a economia, mas o mesmo não se aplica a política, a mesmacontinua sendo nacional.

• Paradoxo Econômico da Globalização, este requer integração econômica, mas não se cria economias iguais, há grandes desigualdades na distribuição de renda dentro de um mesmo país, ou seja, ao mesmo tempo em que é benéfica a Globalização causa danos aos países.

• Paradoxo Sociocultural da Globalização, tem impacto mais direto sobre indivíduos ou consumidores,criando uma cultura diversificada e não uniforme.

De um modo geral os paradoxos geram conscientização e preocupação com pobreza, injustiça, sustentabilidade ambiental, responsabilidade comunitária e propósito social. Um dos efeitos que acabam causando é que as empresas hoje competem para ser vistas como propiciadoras de continuidade, conexão e direção.

Um dos casos acima é o marketing das causas,onde as empresas colocam, além do recurso financeiro, sua intenção em causas específicas como, por exemplo, a campanha “O câncer de mama no alvo da moda”, financiada pela Avon, cuja clientela é a principal vítima dessa doença.

3 – A Era da Sociedade Criativa e do Marketing do Espírito Humano:

Na ascensão da sociedade criativa, as pessoas utilizam mais o lado direito do cérebro,...
tracking img