Markeing esportivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO SUMARE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – ISES
FACULDADE SUMARE

MARKETING ESPORTIVO

Professora e Orientadora: Carolina
Amanda Graciete de Lima Oliveira
Daniela Karina da Silva Rocha
Flávia dos Santos Menezes
Flávia Souza Dias do Vale
Roberta de Melo Aguiar
Rodrigo Renato Ribeiro
Thamara Cardia Massaranduba
Vinicius Roberto Pereira da Silva

São Paulo
2012
Amanda Graciete deLima Oliveira
Daniela Karina da Silva Rocha
Flavia dos Santos Menezes
Flavia Souza Dias do Vale
Roberta de Melo Aguiar
Rodrigo Renato Ribeiro
Thamara Cardia Massaranduba
Vinicius Roberto Pereira da Silva

MARKETING ESPORTIVO

Monografia apresentada à Banca Examinadora da Faculdade
Sumaré como exigência parcial para a Conclusão do curso de
Marketing, soborientação da Profª. Carolina

SÃO PAULO – 2011

AGRADECIMENTOS
Dedicamos a realização de nosso trabalho, primeiramente, a Deus, que em sua infinita misericórdia nos concede a vida e condições para realização de nossos sonhos.
As nossas famílias pelo apoio, a cumplicidade e a compreensão de nossas ausências.
Aos professores que sempre estiveram presentes em nosso trajeto acadêmico e, emespecial, à nossa orientadora Profª. Carolina, pelo empenho e direcionamento à nossa pesquisa.



































“Todo o nosso conhecimento se inicia com sentimentos”
Leonardo da Vinci
RESUMO
Esse trabalho trata da importância do Marketing Esportivo desde seu início, origem e atuação.
Mostrando uso daimagem de personalidades e apresentando 2 atletas que se destacaram nas mídias com seus Patrocínios e merchandising.
Teoricamente, o trabalho busca mostrar a diversidade de produtos e marcas que podem ser encontrados no Marketing Esportivo.

















1. O Marketing Esportivo
Segundo Melo Neto (1995) o marketing esportivo é o processo na qual as empresascomeçam a investir no esporte buscando retorno publicitário e de vendas. Ao contrário do que muitos pensam, Melo Neto (1995) relata que um dos primeiros esportes a receberem o investimento foi o vôlei e não futebol, tendo como sequência o basquete, atletismo e o futebol de salão. Melo Neto (1996) também salientou que os motivos que levam uma empresa a investir no esporte estão relacionados aoespaço constante do esporte na mídia em geral, fazendo assim com que todas as atenções voltadas ao esporte sejam direcionadas ao patrocinador, gerando um retorno muito interessante às organizações e alavancando a força de vendas para os investidores.

1.1 MERCADO DO MARKETING ESPORTIVO NO BRASIL
O Brasil não se transformou na sexta maior potência do mundo apenas quando o assunto é economia. Com 1,5bilhões movimentados pelos 25 principais clubes durante a temporada 2010. O futebol Brasileiro passou a Holanda e chegou também ao sexto lugar no ranking mundial, a expectativa é de superar a França até 2014.
A liderança folgada é da Inglaterra que através da Premier League na temporada 2009/2010 chegou a totalizar 5,7 bilhões. A Alemanha está em segundo lugar com 3,8 bilhões através daBundesliga, seguida da Espanha através da La Liga Espanhola com 3,7 bilhões e a Itália através do Campeonato Italiano (serie A) com 3,5 bilhões.
Para chegar a estes números o relatório leva em consideração três tipos de receita: - cotas de Tv, estádio e marketing. O dinheiro conseguido com a negociação de jogadores não entra neste cálculo, os clubes nunca sabem se vão vender atletas muito menos quantose vai arrecadar com esse tipo de negócio.
No Brasil, caso a equipe do Santos tivesse vendido o Neymar, com o dinheiro dessa venda, com certeza, seria o clube mais rico do país naquele momento.
A expectativa de chegar ao quinto lugar pelo ranking em no máximo de três anos tem explicação relativamente simples, pois enquanto os clubes europeus lutam para manter suas receitas, no Brasil estamos...
tracking img