Mark i eniac univac

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1806 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2 HISTÓRIA E CARACTERÍSTICAS DOS COMPUTADORES MARK I, ENIAC E UNIVAC



2.1 Mark I


As Guerras Mundiais foram um grande propulsor das pesquisas em tecnologia e no campo da informática, e também o contexto em que foi desenvolvido o primeiro projeto de computador do qual se tem notícia, o Harvard Mark I (IBM ASCC – Automatic Sequence Controlled Calculator).
Ocomputador eletromecânico foi proposto a Thomas Watson em 1937, pelo professor de matemática de Harvard, Howard Aiken, o que firmou a parceria da IBM no projeto da Marinha Americana, com o investimento de US$500.000,00.
Entretanto o desenvolvimento deste projeto iniciou-se apenas em 1939, com o advento da Segunda Guerra Mundial, utilizando como base o calculador analítico de Babbage, que calculava tabelas detrajetória de disparos de canhões de longo alcance, a fim de realizar com velocidade os cálculos complexos que eram feitos à mão. Esse objetivo foi atingido quando, em 1944, a Marinha Americana, a Universidade de Harvard e um grupo de engenheiros da IBM, puseram o Mark I em funcionamento.
Com seus espantosos 18 metros de comprimento por 2,5 de altura e 2 metros de largura, 750 milcomponentes, 420 interruptores para controle, e mais de 800 quilômetros de cabos, o Mark I talvez tenha sido a maior máquina calculadora já construída. Ocupava aproximadamente 120 m³ e pesava cerca de 5 toneladas.
O equipamento utilizava 15 mil relés e outros dispositivos eletromecânicos e era refrigerado a gelo, envolvido por uma caixa de vidro e de aço inoxidável. Sua programação era por fita depapel e trabalhava números com 23 decimais. Tinha também um dispositivo que registrava a informação fisicamente.
Era um calculador lento, capaz de realizar uma multiplicação de 10 dígitos entre 3 e 5 segundos, no entanto realizava as quatro operações aritméticas e ainda funções logarítmicas e trigonométricas, através de sub-rotinas.
Totalmente automático e extremamente barulhento, oMark I era utilizado pela marinha como um calculador de tabelas para uso na navegação e, posteriormente prestou serviços matemáticos na Universidade de Harvard por dezesseis anos.
A razão para “Mark I” também ser conhecido por “IBM Automatic Sequence Controlled Calculator” (IBM-ASCC) foi um desentendimento entre Aiken e a IBM que fez com que o computador fosse batizado duas vezes.Além da IBM, também o doutor Atasanoff reivindica sua participação na invenção do Harvard Mark I, uma vez que acredita serem seus estudos no desenvolvimento do ABC (Atanasoff Berry Computer), abandonados em 1942, essenciais em seu desenvolvimento.
A série de computadores Mark, desenvolvidos por Howard Aiken, não tem, entretanto apenas sua importância histórica pautada na tecnologia. Foi numMark II que apareceu o primeiro bug, consolidando a gíria, que já vinha sendo usada desde a Revolução Industrial, devido ao voou dos insetos ao redor das máquinas em galpões.
O nome passaria a ser sinônimo de qualquer tipo de falha ou erro, após uma mariposa travar todo o sistema do Centro Naval da Virgínia, nos Estados Unidos, ao entrar num Mark II, em 1945. Acontecimento descrito pelotécnico que a encontrou como um bug no sistema, e ilustrado com a própria colada com fita adesiva no relatório.



2.2 ENIAC


O ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer) é considerado o primeiro computador digital eletrônico. Começou a ser construído em 1943, pelos seus criadores, o engenheiro John Presper Eckert e o físico John Mauchly, da Universidade da Pennsylvania, e peloexército americano para decifrar códigos usados durante a Segunda Guerra Mundial e efetuar cálculos de balística com maior precisão. No entanto, sua construção custou 500 mil dólares, financiados pelas Forças Armadas americanas, o que corresponde hoje a uns 20 milhões de dólares, e demorou quase três anos, terminando apenas após o fim da guerra.
Em 14 de fevereiro de 1946, foi anunciado...
tracking img