Mario ebisui

1971 palavras 8 páginas
TRATAMENTO TÉRMICO DO AÇO 1045 COM RESFRIAMENTO EM ÁGUA

Diordon Vasconcelos Dias De Souza, Guilherme, Gonsalo, Fabricio Norio Fujimura, Maykon de Mello
UTFPR – ME64H – S43

Introdução

O objetivo do nosso trabalho é comparar as transformações microestruturais sofridas por um aço ABNT 1045 aquecido há quatro temperaturas diferentes e, em seguida, resfriado em água. Antes disso faremos um breve comentário sobre os tratamentos térmicos.
Tratamento térmico se caracteriza pelo aquecimento e resfriamento das ligas metálicas, sob condições controladas para obter propriedades finais desejadas (tais condições seriam de temperatura, tempo, atmosfera e velocidade de resfriamento).
Esses tratamentos são de grande utilidade para a engenharia, porque possibilita utilizar materiais que, ao serem submetidos a esse método, modificam as propriedades mecânicas deixando-as com as características desejadas. A vantagem disso é a possibilidade de substituir ligas economicamente inviáveis por ligas que, possuindo uma fácil manipulação metalúrgica, possam adquirir propriedades suficientemente similares.
Os tratamentos geralmente são feitos visando a remoção de tensões internas, aumento ou diminuição da dureza, aumento da resistência mecânica, melhoramento da ductilidade, da resistência ao desgaste, das propriedades de corte, da resistência à corrosão, entre outras.
O processo de tratamento térmico é feito com o aquecimento acima da linha crítica da liga em tratamento, pois se tem a completa austenitização do aço, que é a decomposição de ferro γ.
Durante o aquecimento, temos vários fatores que podem influenciar no resultado final, como a velocidade e a temperatura de aquecimento. A velocidade está relacionada com o estado de tensão interna ou as tensões residuais devido à encruamentos ou à microestrutura martensítica da liga. Nesse caso se o aquecimento ocorrer rapidamente pode haver empenamento ou trincas na peça.
A temperatura de aquecimento é determinada pelo

Relacionados