Mario Botta

Páginas: 4 (896 palavras) Publicado: 24 de agosto de 2014
Mario Botta


Mario Botta nasceu em 1943 em Ticino, Suíça. Começou sua atividade profissional aos 15 anos, onde trabalhava como desenhista no escritório de Tita Carloni e Luigi Camanish. Estudouarquitetura em Veneza, onde graduou-se em 1969.Durante este mesmo período, trabalhou como assistente de Le Corbusier e Louis Kahn. Abriu seu negócio em Lugano, no ano de 1970. Logo ganhoureconhecimento internacional com os prêmios mais prestigiados do mundo. Projetou muitos edifícios na Suíça e no resto do mundo. Estava sempre ligado a novas soluções construtivas proporcionadas pelodesenvolvimento tecnológico do que pela rendição da arquitetura a sociedade de consumo.
No início dos anos 70, o arquiteto assombrou, com sua obra, os apreciadores da arquitetura de todo o mundo. Com o fim domodernismo e o avanço do pós-moderno, os trabalhos de Botta jogaram luz sobre os possíveis rumos da arquitetura. Tais obras deixavam uma característica extremamente nítida: extensa pesquisa antes daconclusão dos projetos, além da relação entre o interior e o exterior, pois dizia que tínhamos que aproveitar a iluminação que a natureza ao nosso redor nos oferece, utilizando claraboias e janelas,expansão espacial e aberturas até o teto (iluminação zenital).
De tendência modernista, foi claramente influenciado por Kahn e Carlo Scarpa com quem trabalhos uma época de sua vida. Os seus materiaispreferidos são o tijolo aparente, ferro e a pedra. Suas obras surgem, habitualmente, como grandes monumentos na paisagem. Despertou a atenção internacional com projetos que contrapunham escala eorçamento modestos. Sendo assim tem obras construídas em diversos países, sobretudo em Ticino (Suiça) cuja paisagem exibe, entre as várias casas, igrejas e edifícios residenciais e comerciais projetadas porele.



Obras
Centro de Saúde e Lazer, Suíça, 2006. 

É um anexo do TschuggenGrand Hotel. Para levar luz natural aos quatro andares do spa, foram construídas na cobertura nove estruturas de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mario Botta
  • Mario botta
  • Mario Botta
  • Mario Botta
  • Mario botta
  • Mario botta
  • Mario botta
  • Arquiteto mario botta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!