Mario botta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Mario Botta nasceu no dia 1ºde abril de 1943 em Mendrisio, Suíça.
Seu contato com a arquitetura começou cedo: iniciou sua carreira no ano de 1953, como projetista com os arquitetosLuigi Carmenisch e Tita Carloni, em Lugano, Suíça. Seu primeiro projeto, a Casa Paroquial de Genestrerio, foi desenhado quando ele tinha apenas dezoito anos de idade. Frequentou ocolégio de Arte em Milão e em seguida estudou no Instituto Universitário de Arquitetura de Veneza, formando-se no ano de 1969. Enquanto em Veneza, Mario Botta teve a oportunidade de trabalharcom Le Corbusier e Louis I. Kahn. Um ano após receber seu diploma inicia suas atividades profissionais em Lugano, Suíça. Desde 1969 está envolvido como criador e fundador da novaacademia de arquitetura em Ticino, Suíça.
Mario Botta é reconhecido internacionalmente por seus trabalhos arquitetônicos, recebendo inúmeras premiações como o Merit Award, o da AcademiaInternacional de Arquitetura em 2005, o Prêmio Internacional da Arquitetura, entre outros.
Como arquiteto, Botta produz projetos de casas particulares como a Casa Bianchi em Riva SanVitale, Suíça, de edifícios residenciais como o Edifício de Apartamentos e Escritórios na Via Ciani, Lugano, Suíça, além de edifícios administrativos, públicos e trabalhos em design dentreos quais a Poltrona Sesta: “Rei e Rainha” e a Luminária Zéfiro em 1985 e 1989, respectivamente.
Em seus projetos notamos alguns traços marcantes de sua arquitetura moderna: a nítidarelação entre o interior e o exterior, a expansão espacial vertical e grandes aberturas nas construções. Botta integra suas obras com o meio em que elas se inserem, considera que aarquitetura tem que interagir com o ambiente ao seu redor e, portanto, suas obras caracterizam-se por aproveitar o que ele tem a oferecer sem fazer uma separação entre o dentro e o fora.
tracking img