Marinaavila

956 palavras 4 páginas
1.Conceitos Básicos:
1.1 CONCEITOS DE HARDWARE/SOFTWARE:
Hardware é a parte física do computador, ou seja, o conjunto de aparatos eletrônicos, peças e equipamentos que fazem o computador funcionar. A palavra hardware pode se referir também como o conjunto de equipamentos acoplados em produtos que precisam de algum tipo de processamento computacional. A ciência que estuda o hardware é conhecida como arquitetura de computadores.
Diferentemente do hardware, o software é a parte lógica do computador. Software é a manipulação, instrução de execução, redirecionamento e execução das atividades lógicas das máquinas. Os softwares podem ainda ser classificados em:

- Softwares de Sistemas: permite que o usuário interaja com o computador e suas partes. Ex: firmware, drivers, etc.
- Softwares Aplicativos: permite que através de seu uso, o usuário faça uma tarefa específica. Ex: editores de texto, planilhas eletrônicas, etc.
1.2 ESTRUTURA DE UM COMPUTADOR DIGITAL:
Computadores digitais armazenam dados exclusivamente sob a forma de números (o termo “digit”, “algarismo” em inglês, deriva do latim “digitus”, ou “dedo”, em virtude da forma mais simples e primitiva de exprimir números: exibindo os dedos das mãos). Nos computadores modernos estes números são expressos e armazenados internamente no sistema binário, ou sistema numérico posicional de base dois, por razões que ficarão claras adiante, mas teoricamente qualquer sistema numérico pode ser utilizado (alguns dos primeiros computadores digitais usavam o sistema decimal). Neste tipo de máquina os valores que exprimem as grandezas sofrem apenas variações “discretas”, ou seja, descontínuas, “saltando” de um valor inteiro para o seguinte (embora seja possível adotar técnicas que permitem trabalhar com valores fracionários intermediários). Logo, um computador digital é um dispositivo elétrico concebido para manipular símbolos, dados, com rapidez e precisão, que recebe dados de entrada e de forma automática, os processa

Relacionados