Marina colasanti

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (374 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Marina Colasanti nasceu em 26 de setembro de 1937, em Asmara, Etiópia. Viveu sua infância na África. Depois seguiu para a Itália, onde morou 11 anos. Chegou ao Brasil em 1948, e sua família seradicou no Rio de Janeiro, onde reside desde então. Entre 1952 e 1956 estudou pintura com Catarina Baratelle; em 1958 já participava de vários salões de artes plásticas, como o III Salão de Arte Moderna.Nos anos seguintes, atuou como colaboradora de periódicos, apresentadora de televisão e roteirista. Ingressou no Jornal do Brasil em 1962, como redatora do Caderno B. Desenvolveu as atividades decronista, colunista e ilustradora. Foi também editora do Caderno Infantil do mesmo jornal, onde trabalhou por mais de dez anos.
Assinou seções nas revistas: Senhor, Fatos & Fotos, Cláudia, entre outras. Em1976 ingressou na Editora Abril, e começou a escrever para a revista Nova. Posteriormente escreveu crônicas para a revista Manchete e para o Jornal do Brasil. Também foi redatora de uma agência depublicidade entre os anos 70 e 80. Sua carreira na televisão foi bem-sucedida. Atuou como entrevistadora e apresentadora na TV Rio, Tupi e TVE.
Em 1968 lançou seu primeiro livro, Eu sozinha; desdeentão, publicou mais de 30 obras, entre literatura infantil e adulta. Em 1992 saiu seu primeiro livro de poesia, Cada Bicho seu Capricho. Em 1994 ganhou o Prêmio Jabuti de Poesia por Rota de Colisão(1993) e o Prêmio Jabuti Infantil ou Juvenil por Ana Z, aonde vai você?. Suas crônicas estão reunidas em vários livros, dentre os quais Eu sei mas não devia (1992), que recebeu outro prêmio Jabuti, além deRota de Colisão, igualmente premiado.

Publicou vários livros de contos, crônicas, poemas e histórias infantis. Dentre outros escreveu E por falar em amor; Contos de amor rasgados; Aqui entre nós,Intimidade pública, Eu sozinha, Zooilógico, A morada do ser, A nova mulher, Mulher daqui pra frente, O leopardo é um animal delicado, Gargantas abertas e os escritos para crianças Uma idéia toda...
tracking img