Marilia de dirceu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (865 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-------------------------------------------------
Marília de Dirceu
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Frontispício da edição de 1824
Marília de Dirceu é o título da obra poética máximade Tomás Antônio Gonzaga, integrante doArcadismo.
Índice  [esconder]  * 1 Sobre o poema * 2 Homenagens * 3 Excertos * 4 Referências * 5 Ligações externas |-------------------------------------------------
[editar]Sobre o poema
Manuel Bandeira, analisando a obra-prima, registra que "nenhum poema, a não ser Os Lusíadas, tem tido tão numerosas edições". Sua importância na literatura delíngua portuguesa é, portanto, basilar.
Publicado em Lisboa, em 1792, ano em que Gonzaga partira para o exílio em Moçambique, relata seu amor por uma brasileira: Maria Dorotéa Joaquina de Seixas, dequem fora noivo.[1]
Informa José Marques da Cruz, no seu "História da Literatura", que este era
"o livro de cabeceira do grande lírico português João de Deus" e que este poema são "versos amorosos,de uma ternura comovida, em descantes graciosos, à sua namorada Marília, tão cheios de sentimento que Romero diz ser ele "o mais afamado dos poetas mineiros" e Pereira da Silva "que os seus versosrivalizam com as mais belas canções de Petrarca". O que caracteriza os seus versos é a simplicidade, a espontaneidade tão natural, que parece prosa fluida e cantante."
Já José Veríssimo em "ALiteratura Brasileira", ressalta a obra em seu contexto histórico:
"O Uraguai, de Basílio da Gama, o Caramuru, de Durão, os Sonetos e outras obras de Cláudio da Costa, a Marília de Dirceu, de Gonzaga, osPoemas, de Alvarenga Peixoto e de Silva Alvarenga, são sem dúvida os primores da nossa literatura colonial e contam-se ainda entre as obras-primas da nossa poesia. Estes poetas estabelecem a transiçãodesta literatura ainda em suma portuguesa para aquela a que já podemos sem impropriedade chamar de brasileira." (grifos feitos aqui)
O historiador Pedro Calmon ressalta o aspecto árcade, bem como a...
tracking img