Mariana Tonini Dallevo Atividade Individual Mod 4

1012 palavras 5 páginas
Matriz de atividade individual*

Módulo: III e IV
Atividade: VPL e TIR
Título: VPL e TIR
Aluno: Mariana Tonini Dallevo
Disciplina: Mat. Financeira
Turma: 401
Introdução

O trabalho a seguir tem como principal objetivo explicar duas ferramentas de analise existentes na matemática financeira, a Taxa Interna de Retorno (TIR) e o Valor Presente Liquido (VPL). Alem disso, ressaltar os pontos positivos e negativos em utilizar ambos os recursos e como estes são calculados.
VPL e TIR são recursos para auxiliar investidores a fazerem escolhas ótimas de investimentos, ou seja, aplicar dinheiro em oportunidades de negócios rentáveis e prosperas. A partir do calculo dessas duas taxas, pode-se concluir se vale à pena ou não realizar certo investimento, uma vez que ambas, de maneiras distintas, nos permite saber o quanto de retorno determinado negocio trará, em relação a quantidade de capital investido e da vida útil rentável do projeto.

Justificativa

Com fim de justificar a importância da TIR e do VPL, o conteúdo do trabalho, segue abaixo uma breve descrição de cada uma dessas taxas.

Valor Presente Liquido: como o próprio nome já diz, consiste em trazer pro presente os valores dos fluxos de caixas futuros, que serão gerados por determinado projeto, subtraindo o valor que foi investido. Ou seja, o valor obtido ira determinar se o negocio em questão é ou não economicamente atraente. Com isso, é possível analisar e questionar a viabilidade de projetos, considerando que o investimento devera trazer retorno e o projeto vendido não devera custar mais do que realmente vale.

Taxa Interna de Retorno: essa taxa, para ser eficaz, deve ser dominada por quem a utiliza ou poderá fornecer resultados errôneos. Diferente do VPL, a TIR não traz os valores trabalhados para o tempo presente, e sim, a taxa de retorno intrínseca do projeto analisado. A TIR é a taxa que iguala o VPL dos fluxos de caixa de determinado negocio/projeto a 0 e deve ser utilizada em conjunto com a Taxa Mínima de

Relacionados