Mariacon1

770 palavras 4 páginas
1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo mostrar as transparências e as Leis que regem o poder público, tais que são muito importantes para os nossos conhecimentos, temos que buscar formas de entender o que acontece no nosso País, estados e municípios.
A vigência da Lei de Responsabilidade Fiscal – Lei Complementar nº 101, de 04 de maio de 2000, abre perspectivas para uma nova fase na administração pública brasileira. A sociedade espera que a partir de agora eficiência e a racionalidade substituam aquelas velhas e perniciosas práticas, que por muito tempo marcaram a imagem dos homens públicos neste País, contribuindo para o descrédito das instituições que simbolizam a democracia e o estado de direito. Exemplos desse passado que todos os brasileiros querem mudar são os gastos sem propósitos claros, carentes de qualquer planejamento objetivo e competente; o endividamento para muito além de limites toleráveis e a má gestão de recursos, em despesas não condizentes com as atividades finalísticas do Estado; o dinheiro público desviado através de esquemas de fraudes e corrupção, que prosperaram de forma quase sempre impune, pelo País afora.
Apresenta tambem como as empresas se preocupam com a sustentabilidade empresarial, e o que as empresas ganham em investir nesse tema. Além disso, nos apresenta uma melhor explicação e explanação sobre a contabilidade em áreas diversas, como agronegócio, construção civil, e contabilidade pública. Ao decorrer do trabalho terá vários conceitos e explicações sobre os temas estudados no 6º semestre do curso ciências contábeis.

2. CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO

A Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF (Lei Complementar nº 101, de 04/05/2000) estabelece, em regime nacional, parâmetros a serem seguidos relativos ao gasto público de cada ente federativo estado e municípios brasileiros. A Lei obriga que as finanças sejam apresentadas detalhadamente ao Tribunal de Contas da União, do Estado ou dos Municípios. Tais

Relacionados