Maria zélia

Páginas: 41 (10145 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2011
Construída no período de 1911 a 1916, foi idealizada pelo industrial Jorge Street, para abrigar os 2.100 operários especializados da Cia Nacional de Tecidos de Juta.
Street, médico formado tornou-se industrial pró-ativo reformador das relações entre a capital e o trabalho, em 1931 chegou a diretor do Departamento Nacional de Indústria e Comércio do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio.Percursor do direito trabalhista no Brasil, contribuiu com a elaboração de leis trabalhistas, entre estas a regulamentação da sindicalização, assistência social e proteção ao trabalho.

Nota Biográfica
Jorge Luís Gustavo Street nasceu a 22 de dezembro de 1863 no Rio de Janeiro.Filho de Ernesto Diniz Street, austríaco, de origem inglesa e francesa, e da Sra.Heloísa Leopoldina Simonsen Street,brasileira.
Fez os cursos primário e secundário nos colégios Almeida Martins e Vitória, no Rio de Janeiro, e completou-os na cidade de Bonn, Alemanha Ocidental, em Humanidades, residindo em casa de uma família alemã, os Schiling, pela qual conservou grata recordação.
Formou-se em 1886 pela Escola de Medicina do Rio de Janeiro e em seguida fez cursos de aperfeiçoamento em Paris, Berlim e Viena.Dominava os idiomas francês e alemão. Regressando ao Brasil exerceu medicina no Rio de Janeiro e em Petrópolis.
Em 1894 ingressou na atividade industrial, recebendo de seu pai as ações de fábrica de sacaria de juta São João, no Rio de Janeiro.
Casou-se em 25 de Janeiro de 1897 com a Sra.Zélia Frias, tendo o casal seis filhos.
Em 1900 foi eleito para a diretoria da Sociedade Auxiliadora da IndústriaNacional
1904, com a fusão da Sociedade Auxiliadora com o centro de Fiação e Tecelagem de Algodão, resultando no Centro Industrial do Brasil, foi eleito Secretário-Geral deste Centro, permanecendo em sua diretoria até o ano de 1927.
Em 1904 fez as primeiras negociações para a compra da fábrica de sacaria de juta Santana, de propriedade do conde Penteado, e inicio a expansão da CompanhiaNacional de Tecidos de Juta.
Em 1912 principiou a construção da fábrica e vila operária Maria Zélia, em São Paulo, dirigindo-as até 1923, quando renunciou à direção da Companhia Nacional de Tecidos de Juta. Em 20 de junho de 1926, foi eleito presidente do Centro das Industrias de Fiação e Tecelagem de São Paulo, cargo que ocupou até 18 de março de 1929.
Em 11 de junho de 1927 fundou a CompanhiaPaulista de Tecidos de Algodão, na Mooca, São Paulo.
Em 1928 fez parte da Diretoria do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo no cargo de primeiro-secretário, e em 1931 foi consultor técnico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
Em 31 de março de 1931 foi nomeado diretor-geral do departamento Nacional de Indústria e Comércio, do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio.
Em1934 foi nomeado pelo interventor Armando Salles de Oliveira para o cargo de diretor-geral do Departamento Estadual do Trabalho, permanecendo na cargo até 1936.
Faleceu em São Paulo a 23 de Fevereiro de 1939.

" Como pessoa,como patrão, ele era formidável.Ele foi um pai"
" [Os empresários] nunca deram bonificação.O operário parecia que não era considerado.Não tinha nada.Só tinha que trabalhar,viu? Trabalhar e dar muita produção...Street era diferente."
"Esse cavalheiro acaba de se desmascarar apresentando-se tal qual é:Cínico e hipócrita."
Sobre Jorge Street. Jornal Operário A PLEBE, 1917

Vista da Capela de São José Com relação às demais instalações da vila só sobraram ruínas.A fábrica de Juta, duas ruas e o coreto foram vendidas à uma grande empresa do ramo de pneus, a área docampo de futebol hoje é um posto médico e o restante está apodrecendo sob o poder do INSS. O único local ainda preservado é a Capela S.José.
Logo na entrada já avistamos as ruínas do prédio onde funcionava a sapataria, o restaurante e o salão de bailes, mais à esquerda o antigo armazém e entre eles a Capela. Andando um pouco mais, pela rua da igreja, encontramos a Escola de Meninas, foi lá que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Vila maria zelia
  • Vila maria zélia
  • Relatorio Vila Maria Zelia
  • Vila Maria Zelia
  • Tombamento vila maria zélia
  • A Vila Maria Zelia
  • Monografia Vila Maria Zélia
  • vila maria Zélia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!