Maria: uma identidade nao revelada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4707 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IDENTIDADE NÃO REVELADA DE MARIA

Priscila Malimpensa Leiva

Suely Malimpensa Leiva

RESUMO: Este artigo objetiva conhecer a saga de uma mulher de 41 anos, casada com filhos, que se separou do marido para viver uma vida de solteira repleta de aventuras e ainda tornou-se homossexual. Dessa forma, buscou compreender a identidade não revelada deste sujeito através de um resgate de suahistória, sentimentos, motivações e sonhos. Por meio de um estudo de caso, foram feitas entrevistas e observações das quais se concluiu que a constituição de uma vida parte do princípio das relações sociais, favorecendo estilos e comportamentos. A identidade humana é um constante movimento dialético em torno das interações sociais e aspectos culturais. As mudanças ocorridas são frutos de um constructosocial e familiar, bem como, opiniões próprias e comportamentos adquiridos.





PALAVRAS-CHAVES: Identidade, Homossexualismo, comportamento

1 INTRODUÇÃO

A identidade humana se dá através das interações sociais, ou seja, o homem atua no meio ao passo que também é afetado por ele. O ser humano social vai se constituindo na relação com o mundo externo e através dela vive em ummovimento constante de transformação onde deve ser levada em consideração as ações, emoções, linguagem e pensamento.
Para falarmos da identidade humana como uma construção social fruto dessa relação com o meio, nos remete à processos históricos e culturais característicos de grupos sociais. Na busca pela aceitação, os indivíduos tendem a escolher caminhos e se juntar à grupos que se parecem nahistória e cultura individual.
Portanto, o objetivo deste trabalho é compreender a identidade de um indivíduo heterossexual que mudou radicalmente sua vida, abandonando seus filhos e se tornou homossexual, para isso se faz necessário investigar seu histórico de vida, relacionamentos anteriores, motivações e perspectivas futuras.
A metodologia empregada nesta pesquisa foi o estudo de caso, como método de entrevista e observação, o universo da pesquisa compreende uma mulher de 41 anos e uma identidade não revelada.
O estudo foi realizado por meio de quatro encontros onde a entrevistada relatou acerca de sua vida.


2 DISCUSSÃO

Considerando o aspecto da identidade sob a perspectiva do ser humano que se constitui nas relações, interage no meio e é influenciado por ele, énecessário compreender a definição de identidade, temos, portanto “na Psicologia, o conceito de identidade pode ser expresso como “imagem de si”” (SOUZA, 2009).
Entretanto, observando o indivíduo num aspecto geral vemos que se divide entre o pessoal e o social, o ser pessoal com sua história de vida, subjetividade, cultura, genética inserido numa sociedade com seus aspectos próprios também, eassim constitui-se o sujeito em uma inter-relação. Souza (2009) aborda este assunto:
[...] Identidade pessoal (constituída pelos atributos do indivíduo), identidade social (construída pelos atributos de grupos) sendo que esta última pode se subdividir em identidade de gênero, identidade étnica, religiosa, profissional, etc. Um termo utilizado na atualidade é identidade psicossocial, que se baseiana idéia de inter-relação entre as instâncias individual e social.

No que se refere à identidade pessoal, é preciso considerar todos os aspectos do sujeito como um ser único e exclusivo, onde cada um é diferente do outro, diferente na fala, no modo de pensar, agir, sendo assim, um ser humano insubstituível inserido em determinada sociedade interferindo nela e sendo afetado por ela.
Deacordo com essa análise, há de se considerar que o homem não é um ser individual, ele é fruto da relação com o outro, dessa forma se faz numa sociedade, num contexto familiar e cultural.
Compreender a identidade de um indivíduo heterossexual que resolve mudar radicalmente sua vida abandonando seus filhos e se tornando homossexual nos faz refletir sobre sua história de vida, sua família,...
tracking img