Maria parda - gil vicente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (259 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Pranto de Maria Parda
Gil Vicente - 1522


Este monólogo é uma "lamentação" posta na boca de uma velha bêbada que, além disso, é mulata (e porisso se chama "Parda") - personagem "que viu as ruas de Lisboa com tão poucos ramos nas tavernas e o vinho tão caro, e ela não podia viver sem ele.Pranto de Maria Parda

“por que vio as ruas de Lisboa com tão poucos ramos nas tavernas e o vinho tão caro, e ella não podia viver sem elle.”O Pranto de Maria Parda” é uma paródia, no estilo da popular, em que se esconjura e elimina o sofrimento e a morte através do humor.

Escritopor Gil Vicente em 1522, é uma tragicomédia que retrata o reino em decadência caracterizado pela fome, seca, abandono das terras pelos camponeses e oêxodo para a cidade e mar, resultando na morte de muitos durante a sua caminhada.


Lisboa era uma cidade mulata, cheia de gente vinda da Guiné.Maria Parda personaliza a escrava negra que sucumbe ao alcóol e que se consola com mais uma "litrada".


QUEM FOI GIL VICENTE?

Gil Vicente foi umpoeta e dramaturgo português. É considerado, por muitos estudiosos, como o pioneiro do teatro português. Sua obra mais conhecida é " A farsa de InêsPereira". Suas obras marcam a fase histórica da passagem da Idade Média para o Renascimento (século XVI).
Nascimento: Local e ano de nascimentocidade de Guimarães (Portugal) em 1466.
(mais prováveis de acordo com estudos recentes)
Morte: Gil Vicente morreu em 1536
Ano da morte hipotético
tracking img