MARIA MONTESSORI

3870 palavras 16 páginas
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresenta a vida e as principais obras de Maria Montessori uma pensadora pedagógica que representa a escola nova. Montessori nasceu na Itália e desenvolveu um método próprio, através de suas pesquisas, relacionadas à educação.
Inicialmente apresentamos a formação da autora e suas principais influências no decorrer de sua trajetória. Traçamos os principais acontecimentos históricos da época para a melhor compreensão do contexto em que Maria se desenvolveu.
Em seguida, observamos o pensamento pedagógico da italiana, sua concepção de educação, escola, ensino, aprendizado e sua contribuição com seu pensamento pedagógico nos dias de hoje para a Educação.
Por fim, damos destaque a questões fundamentais do método montessoriano e como este é capaz de formar cidadãos ativos e pensantes.

2. MARIA MONTESSORI: BIOGRAFIA
Maria Montessori nasceu em Chiaravalle, localizada no norte da Itália, nas Províncias das Marcas, em 31 de agosto de 1870. Maria era filha única de um casal de classe média. Em 1896 formou-se doutora em medicina na Universidade de Roma. Maria foi a primeira mulher a se formar em medicina na Itália. Maria dedicou-se a educação de crianças frenastênicas (portadoras de deficiências mentais), além de cursar filosofia na Universidade de Roma e na Universidade de Turim e Nápoles cursou psicologia experimental. Maria ministrou os cursos de antropologia pedagógica na Universidade de Roma, além de graduar-se em pedagogia.
As principais ideias de Montessori foram postas em prática na Casa das Crianças. A primeira casa foi aberta no centro de Roma em uma região pobre. Várias outras casas foram abertas pelo país devido ao sucesso, o que fez com que Maria Montessori se tornasse reconhecida na Itália.
Maria criou também o Centro de estudos pedagógicos na Universidade para estrangeiros de Perúgia (uma comuna italiana). Neste centro deu cursos e teve uma larga parte na atividade da UNESCO.
O governo

Relacionados