Maria montessori

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1137 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Maria Montessori
Maria Montessori (Itália, 1870 -1952) foi a primeira mulher a se formar em medicina na Universidade de Roma. Aos 25 anos começou a se dedicar ao estudo de crianças portadoras de deficiências e por isso banidas da sociedade. Com o passar dos anos, constatou deficiências na educação de seu tempo e passou a utilizar seu método em crianças comuns, em escolas regulares, obtendo umexcelente resultado.
"O potencial de aprender está em cada um de nós." 
..Maria Montessori

Um pouco de história
A idéia de que a escola deveria girar em torno do aluno, ao invés do aluno girar em torno da instrução arbitrária, já tem mais de duzentos anos. Mas foi só na primeira metade do Século XX que alguns médicos que também eram educadores reuniram as condições essenciais para arealização de tal reforma nos métodos de educação. Em seus trabalhos, Itard, Séguin, Montessori e Decroly consideraram as fases do desenvolvimento infantil e as diferenças individuais de cada criança, preocupando-se não apenas com sua formação física e psíquica, mas também com seu processo de adaptação à vida social. Para tanto, partiram do conhecimento da criança nos vários aspectos de suapersonalidade, criando condições para que ela pudesse se libertar interiormente.

Método Montessori: educação, vida e educação para a vida.
Especialmente voltado para a educação pré-escolar, o Método Montessori tem como principais objetivos as atividades motoras e sensoriais da criança, num trabalho individual que abrange também o aspecto da sociabilização. Partindo do concreto para oabstrato, está baseado no fato de que as crianças aprendem melhor pela experiência direta de procura e descoberta do que pela imposição do conhecimento. Para Montessori, o espírito da criança se forma a partir de estímulos externos que precisam ser determinados. Em seu método de ensino a criança é livre, mas livre apenas para escolher os objetos sobre os quais possa agir. Por isso, Montessori crioumateriais didáticos simples e muito atraentes, projetados especialmente para provocar o raciocínio e auxiliar em todo tipo de aprendizado, do sistema decimal à estrutura da linguagem, tornando todo o processo muito mais rico e interessante.
Os objetivos individuais que o método propõe são fazer com que a criança encontre um lugar no mundo, desenvolva um trabalho gratificante e nutra paz edensidade interiores, para ter capacidade de amar. Esses são os  fundamentos de qualquer comunidade pacífica, formada por indivíduos independentes e responsáveis. Neste contexto, o papel do educador é criar condições para que a criança atinja essas metas e desenvolva sua personalidade integral por intermédio do trabalho, do jogo, de atividades prazerosas e da formação artística e social.  No MétodoMontessori, a escola não é apenas um lugar de instrução, mas também de educação, de vida e de educação para a vida.
Expoente do movimento da Escola Nova, em função de sua pedagogia construiu-se, pela primeira vez, na história da educação, um ambiente escolar (a Casa dei Bambini) com objetos pequenos para que a criança tivesse pleno domínio deles: mesas, cadeiras, estantes, etc. Com taismateriais concretos, Maria Montessori conseguia fazer com que crianças, pelo tato, pela pressão, pudessem distinguir as formas dos objetos, espaços e ruídos. Elaborou uma enorme quantidade de jogos e materiais pedagógicos que são utilizados, ainda hoje, com pequenas variações, por milhares de escolas de educação infantil do mundo inteiro.
É um dos métodos de educação infantil mais difundidos eutilizados em escolas brasileiras, de forma pura ou mesclado com princípios construtivistas. Para Montessori, a criança é um ser dotado de poderes desconhecidos, que podem levá-la a um futuro luminoso. Acreditava ainda ser a criança, ao nascer, totalmente incapaz, mas capaz de construir seu mundo num rápido espaço de tempo Montessori nomeou a criança como "obreira de construção do conhecimento"....
tracking img