MARIA MONTESSORI 1870

2710 palavras 11 páginas
INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR – ISES
FACULDADE SUMARÉ

VIDA E OBRA:
MARIA MONTESSORI
1870 -1952

SÃO PAULO
2015

MARIA MONTESSORI 1870 -1952
A educadora italiana, doutorou-se em medicina pela Universidade de Roma. Aos 25 anos começou a dedicar-se às crianças anormais, na clínica daquela universidade. Na época, Séguin era muito conhecido pelas suas idéias relacionadas ao tratamento e à educação dos anormais. Montessori tomou as idéias de Séguin como ponto de partida para o seu próprio trabalho. Fez viagens de estudos à França e Inglaterra.
Regressando à Itália, dedicou-se à formação de professores para a educação de anormais. Observadora dos defeitos das escolas comuns, começou a experimentar em crianças de evolução regular os procedimento utilizados na educação dos anormais. Luzuriaga lembra que o movimento da educação nova, na Itália, começou com a Dra. Maria Montessori e suas Casas das Crianças. Estas não visavam à instrução somente, mas eram locais de educação e de vida; realizavam, enfim, a educação completa da criança. A primeira casa dei Bambini, como era chamada na Itália, foi fundada em Roma, em 1907.
Tudo na casa tem a dimensão da própria criança: mesas, cadeiras, estantes, banheiros, armários, etc., são feitos em tamanho pequeno, de forma a permitir às crianças enorme liberdade de locomoção e de domínio sobre o ambiente. Os materiais de estudo são ricos e variados: caixas de vários tamanhos, cubos, prismas, sólidos de diversas formas para serem encaixados em aberturas especiais, botões para abotoar e desabotoar, superfícies ásperas e lisas de várias graduações, campainhas de sons diversos, cartões coloridos, etc. Tais matérias servem, antes de tudo, para educar os sentidos, que são à base do juízo e do raciocínio.
A professora é chamada “diretora”, pois não ensina, mas apenas dirige a atividade, interferindo o mínimo possível. Se uma criança perturba, a

Relacionados