Maria antonieta e o antigo regime

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2348 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Período histórico que vai desde o século XVI ao século XVIII

A Sociedade da Corte
Foi na corte de Luís XIV que efetivamente se forma e constitui a sociedade de corte. Um processo que já estava em marcha havia muito tempo: os cavaleiros e os epígonos cortesãos da cavalaria tornam-se enfim, de modo definitivo, cortesãos no sentido próprio da expressão, indivíduos cuja existência social (e, combastante frequência, sua renda) depende de seu prestígio, de sua posição na corte e no seio da sociedade de dessa. Decorre daí a importância da lógica do prestigio e o surgimento de uma razão artificial de sociabilidade – a etiqueta, bem como a possibilidade de governar que ela trazia para o rei.

A sociedade de corte possui assim uma concessão naturalista da ordem social, em que o todo sesobrepõe ao individual, à maximização dos instintos hedonistas dos homens dentro de uma sociedade civil, de cidadãos, já não de súbitos. Estes fazem parte da sociedade corporativizada da sociedade de corte, onde a cabeça é o rei. Ele é a parte sensitiva do corpo que é a sociedade, cabendo-lhe zelar e garantir a harmonia do todo, mas sem ter, obrigatoriamente, as funções dos membros.

O status decada um dentro da sociedade de corte era determinado, em primeiro lugar, pelo status de sua casa, por seu título oficial. Ao mesmo tempo, porém, modificando essa ordem hierárquica e agindo sobre ela, estabelecia-se uma ordem infinitamente mais efetiva e nuançada, ainda não-institucionalizada, que mudava depressa e era determinada pelo favor do rei, e pela posição e importância de cada indivíduo noseio da estrutura de tensões da corte. Por exemplo, uma hierarquia instituída entre os duques, determinada essencialmente Pela antiguidade de suas casas. Essa hierarquia era fixada juridicamente. Entretanto ao mesmo tempo, o duque de uma casa mais recente talvez gozasse de melhor reputação — graças às suas relações com o rei ou com a amante do rei, ou com algum outro grupo poderoso — do que oduque de uma casa mais antiga.

As residências habitadas pela nobreza cortesã do Ancien Regime chamavam-se "hotel" ou "palais", de acordo com a categoria do proprietário e com o tamanho da construção.

um complexo capaz de abrigar muitos milhares de homens. E a população de uma cidade inteira que pode se abrigar nesse local. Mas essas milhares de pessoas não moram ali da mesma maneira que oshabitantes de uma cidade. Não são as famílias que constituem, na verdade, todo o complexo constitui, ao mesmo tempo, a casa do rei e o abrigo, pelo menos temporário, da sociedade de corte como um todo. Ao menos para uma parcela dos indivíduos dessa sociedade havia sempre aposentos reservados na casa do rei. Luís XIV gostava de ver seus nobres morando sob seu teto, e alegrava-se quando lhe pediam umaposento em Versailles.



A sociedade do Antigo Regime era hierarquizada e estratificada em ordens.


    

Ocupava-se do culto, do ensino e da assistência. Os bispos e os abades viviam de forma faustosa com privilégios de verdadeiros senhores. Recebia doações, quer do rei, quer de particulares; a dízima. Os párocos e os monges viviam modestamente, por vezes com inúmerasdificuldades. Os rendimentos do clero provinham das suas terras e das rendas que cobravam. Os seus membros eram julgados em tribunais próprios (direito canónico) e não cumpriam serviço militar.







Tinha funções militares e ocupava cargos na administração e na política. Possuíam extensas propriedades. Recebia rendas e prestação de serviço dos camponeses que trabalhavam nas suas terras. 





Dividia-se em vários estratos: Nobreza de espada (guerreira, rural, tradicional), que vivia nas suas terras, perdendo cada vez mais prestígios. Nobreza de toga (corte), que exercia os mais cargos da administração pública , dependia do rei e vivia faustosamente na corte.











O povo era constituído por muitos estratos sociais, entre eles destacava-se a...
tracking img