Marginalizados da Cidade encortiçada.

4792 palavras 20 páginas
A CIDADE DE LONDRES NO SÉCULO XIX: UMA ABORDAGEM SOBRE OS
MARGINALIZADOS
José Emerson Tavares de Macêdo1
RESUMO
O presente trabalho busca realizar uma análise da cidade de Londres no século XIX. Tendo como objetivo mostrar os marginalizados dessa época, (operários, as prostitutas, os pobres e ladrões); não se esquecendo de resignificar o espaço habitado por estes. Para construção textual ora proposta nos orientamos metodologicamente em uma pesquisa bibliográfica cujos textos privilegiem a abordagem em questão.
Palavras-Chave : Cidade , Londres, Marginalizados.

Introdução
Quando resolvemos trabalhar sobre a cidade, muitas são as perguntas que lançamos para compreendê-la. São perguntas do tipo: O que é a cidade? Como surgiu?
Que processos promovem? Qual a sua função? Entre outras, mas o nosso objetivo não é fazer uma historização sobre cidade. O presente trabalho busca realizar uma análise da cidade de Londres no século XIX.. Tendo como objetivo mostrar os marginalizados do século XIX, (operários, as prostitutas, os pobres e ladrões); não se esquecendo de resignificar o espaço habitado por estes. São eles que trazem mudanças significativas no espaço urbanístico de Londres no século XIX, como: O aumento da camada populacional.
A desorganização nas ruas de Londres, devido às improvisações de suas moradias. As preocupações do discurso médico sanitarista que nessa época da modernidade, pretendeu organizar os centros urbanos no sentido de desinfetar esses centros, afastar os subalternos já que eles eram a “imagem” da falta de higienização. Trouxeram também o aumento da mortalidade infantil com a cólera, a fome. Nos adultos além dessas causas doenças sexualmente transmissíveis como a sífilis eram fatores de “controle” dessa sociedade. Enfim foram vários os aspectos que essa camada social, trouxe a cidade de
Londres no século XIX.
A Revolução Industrial e seus nefastos espectros
As origens da cidade são obscuras, enterradas ou apagadas em parte do seu passado, e são

Relacionados

  • A geografia de josué de castro na presença
    8555 palavras | 35 páginas
  • Habitação Mogi das Cruzes
    60496 palavras | 242 páginas
  • politica nacional de habitação
    45290 palavras | 182 páginas
  • Escavaçoes
    53077 palavras | 213 páginas