Margem de contribuição

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5967 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
EUMIRA SCHREIBER SALVADOR

Trabalho Parcial de Estagio II

Estudo da Lucratividade

Trabalho parcial de estagio desenvolvido para a disciplina Estagio II do Curso de Administração do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade do Vale do Itajaí.

Prof. Orientador:André Graf de Almeida

ITAJAÍ - SC, 2011

EQUIPE TÉCNICA

a) Nome do estagiário
Eumira Schreiber Salvador

b) Área de estágio
Financeira

c) Supervisor de campo
Leoni Schreiber

d) Orientador de estágio
André Graf de Almeida

f) Professor responsável pelo estágio
Prof. Eduardo Krieger da Silva

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA

a) Razão socialSchreiber LTDA

b) Endereço
BR. 470 K4

c) Setor de desenvolvimento do estágio
Setor financeiro

d) Duração do estágio
240 horas

e) Nome e cargo do orientador de campo
Leoni Schreiber

f) Carimbo e visto da empresa

1. INTRODUÇÃO

A informação é uma premissa básica para o desenvolvimento das empresas. A capacidade de uma empresa captar e absorver informação correta ede forma rápida determina suas possibilidades de aumentar a lucratividade, atender ao cliente e ser competitiva no mercado global.
À medida que a empresa cresce e se desenvolve torna necessária uma Administração Financeira mais efetiva de forma que as informações sejam claras e confiáveis para saber a real rentabilidade da empresa.
A importância do levantamento de custos é fundamental natomada de decisões, levantamento de preços e conhecer os custos fixos e variáveis auxilia em uma gestão de custo que pode maximizar os lucros de forma estratégica e eficiente, ajuda a tomada de decisões através do conhecimento dos resultados.
O mercado moteleiro encontra-se em desenvolvimento, já conta com associações, revistas, eventos, mas se confunde ainda com o mercado hoteleiro por prestarserviços semelhantes e com as mesmas dificuldades. A região do Vale do Itajaí não contempla uma associação especifica nesta área, o que dificulta a interação em entre os motéis da região e também existem poucas pesquisas sobre gestão nesta área.
A empresa onde será desenvolvido o trabalho será Motel Play Time, BR 470 em Navegantes, a atividade principal consiste em hospedagem, onde também sãoservidos prato a La carte servido para almoço e jantar, lanches e bebidas e porções.
A empresa esta passando por uma expansão de seu atendimento, e não conta com um controle de suas operações financeiras, para continuar sendo competitiva necessita organizar e documentar suas movimentações de modo formal para uma avaliação exata de sua lucratividade.
A partir do que foi levantado o trabalho serádesenvolvido buscando identificar os gargalos das informações, organizar e levantar os resultados financeiros da empresa.

1. Objetivo geral

O objetivo geral segundo (Richardson 1999, p.62) se define, ”de modo geral, o que se pretende alcançar com a realização da pesquisa.”.
O estagio tem como objetivo geral levantar custos, despesas e calcular resultado da empresa Motel Play Time, no períodode janeiro a julho de 2011.

2. Objetivos específicos

Para atingir o objetivo geral proposto para este trabalho, deverão ser
desenvolvidos os seguintes objetivos específicos:

• Identificar a receita obtida pela empresa no período;
• Levantar os custos fixos e variáveis do período;
• Levantar as despesas fixas e variáveis do período;
• Calcular a margem decontribuição;
• Calcular o resultado da empresa no período;
• Comparar os resultados mês a mês;
• Encontrar o ponto de equilíbrio da empresa no período;

3. Justificativa

O trabalho é de extrema importância para a empresa, pois ela esta a mais de
dez anos no mercado e ate o momento não há um controle especifico de seu sistema financeiro, esta em plena expansão e necessita...
tracking img