Margarina de soja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3964 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

A margarina de soja, por ser um produto de baixo custo, de alto valor nutritivo e de fácil obtenção representa sem dúvida, uma importante alternativa para a nutrição humana em geral. (Enciclopédia Delta, 1982)
A aceitação da soja ocorreu no final do século XX, depois que pesquisadores comprovaram que a soja tinha propriedades curativas e isso fez que a soja começasse a ser maisapreciada e atualmente é um dos produtos mais exportado no Brasil. (Enciclopédia Delta, 1982)
A soja tem contribuído muito para alimentação, pois ela é nutritiva e contêm proteínas, vitaminas, minerais e fibras, além das propriedades funcionais em sistemas alimentares, como na fabricação de bebidas, molhos, tofu, sopas e pães. (Pamplona, Jorge; 2006)
Ao compararmos a soja com outros alimentosde grande importância na alimentação humana, em igualdade de peso, os grãos de soja contêm mais proteínas e ferro do que a carne, mais cálcio que o leite e mais vitaminas do complexo B do que o ovo; e tudo isso sem conter nenhum colesterol. (Pamplona, Jorge; 2006)
O consumo habitual de soja também evita vários tipos de doenças como arteriosclerose, diarréia, osteoporose, insuficiência renal,doenças cardiovasculares e alivia sintomas da menopausa, reduz a produção do colesterol no organismo além de combater três tipos de câncer. (Pamplona, Jorge; 2006)
Assim sendo, o presente trabalho tem o objetivo de desenvolver uma margarina à base de soja sendo utilizado como ingredientes principais o extrato de soja e a farinha de soja para que pudéssemos desenvolver um produto de qualidade, saborosoe que proporciona saúde para as pessoas que irão consumi-lo.












2. DESENVOLVIMENTO

2.1. Revisão de literatura

2.1.1. Cultivo da soja

Também conhecida por feijão-soja, é uma planta que fornece alimento para o homem e para os animais domésticos, e matérias-primas para a indústria. É uma fonte de proteína mais completa e de menor custo do mundo. (Enciclopédia Delta,1982)
Como o milho, a soja se desenvolve bem em solos férteis e bem drenados. Uma boa colheita de soja requer pelo menos 500 mm de chuvas durante o período de desenvolvimento da planta. (Enciclopédia Delta, 1982)
A soja é plantada geralmente em novembro no hemisfério sul, e em maio ou julho no hemisfério norte. Os agricultores plantam-na em fileiras espaçadas de 60 cm a 70 cm umas das outras. Emcada fileira, as sementes ficam distantes de 2 cm a 3 cm uma das outras, e se encontram a profundidade de 2 cm a 5 cm no solo. É importante o bom preparo do terreno e controle constante das ervas daninhas, que devem ser combatidas com herbicidas. Como as demais leguminosas a soja obtém nitrogênio diretamente do ar e não necessitam de fertilizantes nitrogenados. (Enciclopédia Delta, 1982)
Acolheita é feita quase sempre no verão e é realizada com combinadas automotrizes, que cortam, debulham e limpam as sementes em uma única operação. (Enciclopédia Delta, 1982)
No Brasil, o cultivo de soja se concentra nos estados do Rio Grande do Sul, maior produtor nacional, e do Paraná, mais há em outros estados também o plantio dessa gramínea, mas em menor quantidade. (Enciclopédia Delta, 1982)
Asoja é um dos mais antigos produtos agrícolas que a humanidade conhece. Os primeiros dados escritos sobre sua cultura remontam há 5.000 anos, quando Shen-nung, imperador chinês mencionou em seu livro classificando-a entre as cinco plantas consideradas sagradas na época. (Silva, 2008)
A soja é o grão mais importante não só na China, como Coréia, Japão e Malásia. É um ingrediente básico da culturaoriental consumida em diversos produtos. (Silva, 2008)
No Ocidente, as propriedades nutricionais da soja como alimento benéfico na dieta só foram descobertas mais tarde. No Brasil, os grãos de soja teriam sido trazidos pela primeira leva de imigrantes japoneses em 1908, escondidos em cestos feitos com varas de salgueiro, sendo plantados nos quintais para a produção caseira de missô. Na década...
tracking img