Margarete A Inser O Das Novas Tecnologias Ao Curr Culo Escolar

1024 palavras 5 páginas
Como a tecnologia já norteia o nosso presente e futuro, a ideia de adicionar o estudo da tecnologia no currículo escolar é algo que, atualmente, está sendo muito pensado entre os estudiosos da educação.

“A tecnologia sempre afetou o homem: das primeiras ferramentas, por vezes consideradas como extensões do corpo, à máquina a vapor, que mudou hábitos e instituições, ao computador que trouxe novas e profundas mudanças sociais e culturais, a tecnologia nos ajuda, nos completa, nos amplia.... Facilitando nossas ações, nos transportando, ou mesmo nos substituindo em determinadas tarefas, os recursos tecnológicos ora nos fascinam, ora nos assustam...” (FRÓES, 2009. P.03)

BORBA (2001) vai um pouco mais além, quando coloca “seres-humanos-com-mídias” dizendo que “ os seres humanos são constituídos por técnicas que estendem e modificam o seu raciocínio e, ao mesmo tempo, esses mesmos seres humanos estão constantemente transformando essas técnicas.” ( p.46)
Dessa mesma forma devemos entender a Informática. Ela não é uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um conteúdo. Quando a usamos, estamos sendo modificados por ela. As crianças aprendem mais rápido e pode se adaptar às mudanças de forma relativamente fácil. Se eles são treinados durante os seus anos de escola, têm grandes chances de se tornar especialistas em tecnologia. O início precoce é sempre benéfico a longo prazo. Quando sabemos que a tecnologia está fadada a ser uma parte de seu futuro, é melhor apresentar os alunos a ela durante a vida escolar. Em vez de vê-los lutar com a aprendizagem mais tarde na vida, é aconselhável dar-lhes uma ideia básica das reformas tecnológicas.
De acordo com LEVY (1994), " novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo das comunicações e da Informática. As relações entre os homens, o trabalho, a própria inteligência dependem, na verdade, da metamorfose incessante de dispositivos informacionais de todos os tipos.” (p. 04)
Estudos têm

Relacionados