Mardi gras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3004 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ntrodução

Todos os anos, mais de 4 milhões de pessoas do mundo todo se reúnem em Nova Orleans para participar do que é normalmente chamado de "a maior festa livre do planeta", o festival de Mardi Gras.
O festival de Mardi Gras, também chamado de Carnaval em alguns países, é comemorado internacionalmente. Nós nos concentraremos nas festividades em Nova Orleans, Louisiana.
Em janeiro, acidade de Nova Orleans começa uma variedade de festas que chegam ao clímax com o Dia de Mardi Gras, ou terça-feira de Carnaval, um dia antes da Quarta-feira de Cinzas e da Quaresma. Por aproximadamente 2 semanas antes da terça-feira de Carnaval, moradores e visitantes divertem-se nos inúmeros desfiles, com criativos floats que carregam participantes fantasiados, jogando coloridos e outras bugigangasnas multidões superanimadas. As festas vão pela noite adentro enquanto os festeiros buscam pela típica música de "Nova Orleans", bem como pela comida da Acádia (comida típica dos descendentes dos franceses que migraram da Acádia, no Canadá, e estabeleceram-se em Louisiana, nos EUA) e creole (comida preparada no sul dos EUA por descendentes dos colonos franceses).
A maioria de nós já ouviu falarsobre o famoso French Quarter (o bairro mais antigo de Nova Orleans), mas muitos de nós não temos idéia do que o festival de Mardi Gras celebra. Neste artigo, olharemos a fundo as origens e tradições desse festival. Veremos também algumas maneiras de diversão no festival e em casa.
O que o festival comemora?
Levando em consideração o caráter turbulento do festival, você pode se surpreender aosaber que ele tem raízes religiosas. As festividades começam em Nova Orleans todos os anos em 6 de janeiro, no Twelfth Night feast of the Epiphany, dia que, de acordo com a tradição, os 3 reis magos visitaram Jesus Cristo pela primeira vez. Mardi Gras, terça-feira de Carnaval em francês, é o principal dia da temporada. O Mardi Gras tem origem no paganismo e no pré-cristianismo, mas mesmo assim aIgreja Católica Romana legalizou o festival como uma rápida comemoração antes da Quaresma. O dia do festival de Mardi Gras, feriado oficial em Nova Orleans, ocorre 46 dias (os 40 dias de Quaresma mais 6 domingos) antes da Páscoa, podendo ser de 3 de fevereiro a 9 de março.
O festival não é novo. Há provas de que já era comemorado em Nova Orleans no século XVIII. O festival foi citado pela primeiravez na América do Norte em 1699, nos escritos do explorador francês Pierre le Moyne, Sieur d'Iberville, que acampou no rio Mississípi, a aproximadamente 80 km ao sul da localização atual de Nova Orleans. Sabendo que 3 de março era feriado na França, ele batizou o local como Point du Mardi Gras (local do Mardi Gras).
Durante o século seguinte, a comemoração do Mardi Gras incluiu bailes demáscaras particulares e fantasias de rua nas cidades de Mobile, Alabama e Nova Orleans. Até 1820, mascarados a pé e em carruagens decoradas começaram a aparecer na terça-feira de Carnaval, e em 1837 a primeira procissão documentada aconteceu em Nova Orleans, mas não era parecida com o carnaval de hoje em dia.
O espetáculo deve continuar
O festival de Mardi Gras de 2006 ocorreu quase 6 meses após ofuracão Katrina destruir Nova Orleans, em 29 de agosto de 2005. No entanto, o French Quarter e muitas outras atrações famosas passaram pelo furacão com danos mínimos e as alas, ainda assim, fizeram uma comemoração reduzida do Mardi Gras.
Os floats e desfiles zombaram das tragédias e das autoridades e, neste ano, a tradição continua. O tema do desfile da ala du Vieux foi "C'est Levee" (umabrincadeira com a frase francesa "c'est la vie," que significa "essa é a vida") e os floats imitavam terraços destruídos, lonas azuis e imagens do Mayor Ray Nagin.
Algumas cidades que normalmente comemoram o Mardi Gras, como Mobile, tiveram multidões maiores que o normal. Alguns grupos também lideraram comemorações para os sobreviventes do Katrina em cidades como Chicago, Louisiana, Kentucky, e...
tracking img