Marcos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Com a revolução de 30, modificações importantes ocorreram nos campos políticos, econômicos e sociais. Primeiro foi o fechamento do Congresso Nacional e das Assembléias Legislativas estaduais emunicipais.
Getulio Vargas passou a governar por meio de decretos-leis. Limitou-se o poder dos Estados. Uma ditadura foi instalada no país.
A economia permaneceu voltada basicamente para a agricultura,mas havia uma preocupação em acelerar a industrialização do país.
Em julho de 1932, São Paulo levantou-se em armas. Os paulistas sentiam-se preteridos pelo governo federal e exigiam o fim da ditadura emaior autonomia estadual. A chamada Revolução Constitucionalista de 1932 mobilizou os mais variados setores da sociedade. Em maio de 1933 ocorreram as eleições para a Assembléia NacionalConstituinte. A nova Constituição, foi orientada por princípios liberais-democráticos. Pela primeira vez na história do Brasil, as mulheres podiam votar.
A Constituição liberal de 1934 teve uma vida curta. Com ofim da primeira guerra mundial, idéias autoritárias proliferaram. Todo o mundo e a democracia liberal entrou em crise. O nazismo, o fascismo e o comunismo surgiam como alternativas ao modeloliberal-democrático. No Brasil, com o fim do regime ditatorial e a implantação de um regime constitucional, o processo político radicalizou-se. Composta por socialistas, comunistas, católicos e liberais, aANL combatia o governo Vargas e se propunha defender os interesses ameaçados das classes populares por meio da luta contra o imperialismo e o latifúndio. Tendo como líder comunista Luis Carlos Prestes.Como resposta o governo acenou com uma série de medidas repressivas, entre elas a lei de Segurança Nacional. Em julho de 1935, quatro meses após a sua fundação, a ANL foi colocada na ilegalidade.Em novembro de 1935, eclodiu a revolta liderada pelos comunistas. O comunismo passou a ser o inimigo número 1 do governo. Milhares de pessoas foram presas em todo o país.
Em setembro de 1936 foi...
tracking img