Marcos vilalva

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Estudo de caso
A empresa estudada, da qual foram obtidos os dados apresentados neste estudo a respeito de estocagem de produtos acabados, foi a Destilaria de açúcar e álcool, Pioneiros Bioenergia S/A, situada na cidade de Sud Mennucci.

2 Identificação e rastreabilidade de produtos acabados - Álcool
Segundo dados colhidos da Destilaria de açúcar e álcool- Pioneiros Bioenergia S/A (Anexo I),são objetivos estabelecer a sistemática adotada pela empresa para identificação e rastreabilidade do etanol produzido, estocado e expedido. Este procedimento é aplicável a todos os tipos de etanol produzido pela empresa durante o armazenamento, e entrega ao cliente.

2.1 Responsabilidades
a) Responsável pela UGB DEAL
Dentre muitas as responsabilidades da UGB (Unidade Gerencial Básica),estão incluídas: assegurar atualização e realização das identificações dos reservatórios de etanol, orientar qual depósito esta liberado para expedição de produtos para os clientes, relatar as oportunidades de melhoria detectadas aos respectivos responsáveis pelas UGB’s.
b) Responsável pela Garantia de qualidade
Manter registros adequados dos resultados das analises finais do etanol e atualizaçãodo plano de qualidade.

2.2 generalidades
Diariamente são lançados dados que permitem a identificação e rastreabilidade do produto quanto ao seu tipo, origem, especificação e volume estocado. Para que o etanol estocado nos depósitos sejam mantidos sob o controle da qualidade, são realizadas análises periódicas como se segue:
- diariamente: depósitos movimentados pela entrada e saída doetanol;
- 03 vezes por semana: depósitos sem qualquer movimentação de etanol.
Verificações e ensaios adicionais do etanol estocado são feitas em função de exigências de auditorias internas e externas, seguradoras, órgãos de fiscalização, etc. São feitas também nos casos de ocorrências de movimentações de etanol de um depósito para outro.
O processo de rastreabilidade pode ser iniciado, por exemplo,quando ocorrendo reclamação do cliente é solicitado o número da nota fiscal de faturamento do produto.
Neste caso pode haver rastreabilidade por arquivo físico, ou seja, localizar o registro de carregamento, placa do veículo, temperatura, especificações do produto, cliente e se teve algum problema na hora do carregamento ou estocagem do produto. Ou ainda rastreabilidade por arquivo informatizado,que contem informações dos depósitos e histórico, analises do processo de produção, informações de motoristas, transportadora, produto, dados do veículo, horário do carregamento, temperatura do produto carregado, especificação do produto, cliente e nota fiscal.

3 Manuseio, armazenamento e preservação do álcool.
3.1 responsabilidades
a) Responsável pelo deposito de álcool
Analisar asnão-conformidades detectadas no álcool e definir as disposições aplicáveis, implementar as ações corretivas e preventivas decorrentes de desvios detectadas em sua UGB, manter as identificações do álcool durante seu armazenamento e efetuar e manter registros adequados e organizados do armazenamento de álcool, para assegurar a rastreabilidade do mesmo.
b) Instruções de manuseio, armazenamento epreservação
Manter em adequadas condições de ordem, conservação e limpeza nos depósitos de álcool, seus acessórios e o local onde estão instalados, para preservação destes e manutenção da qualidade do produto, transportar o álcool desde os tanques medidores de produção até os depósitos por meio de tubulações metálicas suspensas do solo, evitando qualquer contato manual dos operadores com o produto,assegurar correta estocagem do álcool, preservando as características de qualidade com as quais o mesmo foi produzido, sendo o armazenamento feito em depósitos de aço carbono, etc.
c) Medições e amostragens do álcool para controle de estoques
Realizado para checar as quantidades de álcool existentes e eventuais evaporações ocorridas, medições adicionais em função de exigências de auditorias...
tracking img