Marcos da comunicação

Páginas: 26 (6325 palavras) Publicado: 8 de fevereiro de 2011
1º MARCO: PRÉ-HISTÓRIA – DESENVOLVIMENTO DA FALA

O período conhecido por Pré-história corresponde ao período da história que antecede a invenção da escrita (evento que marca o começo dos tempos históricos registados), que ocorreu aproximadamente em 400 A.C.
Assim, no Egipto, a pré-história terminou aproximadamente em 3500 A.C., enquanto que no Brasil terminou em 1500 e na NovaGuiné terminou aproximadamente em1900, se é que o termo pré-histórico não é “incorrectamente aplicado”, uma vez que o termo Pré-História é uma forma simplificada de se referir à História anterior à escrita.
O Design gráfico “pré-histórico” foi a produção cultural dos homens da Pré-História ligada directamente à comunicação visual
O design pré-histórico faz parte da arte pré-históricacom uma abordagem às vezes diferente. Philip Meggs coloca a questão dessa forma no A History of Graphic Design: "Esse não foi o começo das belas artes como nós conhecemos. Pelo contrário, foi o nascimento da comunicação, porque esses desenhos primitivos (...) foram criados com um sentido utilitário e ritualístico."
A Pré-História é um momento essencial no desenvolvimento da comunicaçãovisual. As primeiras representações visuais vão desde as formas mais simples como a marca de uma mão em uma parede até cenas bastante precisas de caçadas, como nas pinturas rupestres. Muito da comunicação visual pré-histórica têm uma função mágico-religiosa.
Os primeiros mapas foram criados milénios antes da escrita. Os mapas mais antigos que se conhecem foram encontrados na antiquíssima cidadede Catal, na Turquia e datam de cerca de 6200 a.C., estando pintados numa parede.
A Visão, era de facto juntamente com a audição, um sentido importantíssimo. Outro exemplo disso, seria a postura que cada individuo tinha perante outros, reflectindo a sua posição perante o outro na comunidade. Esta era organizada por grupos e famílias. Quem não pertencia a algum destes grupos, era rejeitadopela sua comunidade.
Neste período, o Homem descobriu diversas tecnologias que o ajudaram a sobreviver nesse ambiente. Descobertas essas como o fabrico de utensílios afiados que possibilitavam o corte de materiais e da carne dos animais, como é o caso de machados, martelos, lâminas, arpões, feitos pedra, osso e madeira; o fabrico de anzóis e agulhas de osso, arco e flecha de madeira, quepossibilitaram uma caça mais eficaz; a descoberta do fogo para se aquecerem e cozinharem; entre outras.
Mesmo que estas tecnologias ajudassem em grande parte o Homem a sobreviver na sua época, a comunicação entre os seus companheiros nem sempre foi bem sucedida, dai a necessidade de criar códigos de linguagem oral que lhe permitissem comunicar sem ser através da linguagem corporal ou da visão.Este foi de facto o grande poder de viragem para a sobrevivência e prosperidade do ser actualmente designado homo sapiens sapiens. Este ser hoje vulgarmente chamado de “Homem”, conseguiu o seu lugar ao sol e no trono do mundo, por ser capaz de se distinguir, não só pela inteligência como também pela sua forma de se conseguir organizar e comunicar entre os seus membros e uma grande fatia dissotudo, provém da fala. É neste sentido que se poderá facilmente afirmar que o grande marco da comunicação, o primeiro, foi o aparecimento e desenvolvimento da fala.
Cada meio de comunicação existente na pré história, seja ele, comunicação visual (linguagem, fala), comunicação visual (Pinturas rupestres, tecnologia de pintura, sangue, pedras, seiva, gordura), comunicação auditiva (música,precursão), ou linguagem corporal (danças, posturas), cada uma com a sua importância relativa, teve um papel chave no desenvolvimento do homem como ser social actualmente conhecido e consequentemente para o aperfeiçoamento de formas de comunicação posteriormente desenvolvidas como mais à frente será mencionado.

2º MARCO: MESOPOTÂMIA – DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA (REGISTO DA MENSAGEM)

O 2º...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marco Regulatório nos meios de comunicação
  • Marcos
  • Marcos
  • marcos
  • marco
  • Marcos
  • Marcos
  • Marco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!