marco terico MRV

594 palavras 3 páginas
MARCO TEÓRICO

Neste capítulo comentaremos sobre recrutamento e seleção e rotatividade de pessoal:
Conforme Chiavenato (1999), podemos entender recrutamento de 3 maneiras:
1º Recrutamento como um conjunto de ferramentas e atividades desenhadas para atrair certo número de candidatos qualificados para a organização.
2º Recrutamento também pode ser um conjunto de técnicas e procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É um sistema que visa oferecer candidatos ao departamento de recursos humanos para preenchimento de cargos vagos dentro da organização.
3º Recrutamento é um processo que visa gerar um número de candidatos para concorrerem a um determinado cargo na organização. Este sistema visa anunciar a disponibilidade de cargos a serem preenchidos , a fim de atrair candidatos qualificados para a disputa de cargos que estão a disposição dentro da organização. Segundo Lacombe (2007) recrutamento é um conjunto de práticas e processos usados para atrair candidatos para as vagas existentes ou potencias. Ele deve ser efetuado em uma unidade centralizada, e é uma atividade permanente, sendo apenas intensificada nas ocasiões em que existem vagas. O recrutamento é apenas a primeira etapa de um processo que termina com o contrato definitivo, após o período de experiência. Segundo Chiavenato, existem argumentos os quais a organização deve levar em conta para preenchimento de cargos ,a mesma deve levar em conta o que pretende agregar neste momento. A mesma deve saber se deve motivar seus colaboradores ou buscar agregar conhecimentos e experiências vindos de fora da organização.

Recrutamento Interno: Prós
Aproveita melhor o potencial humano dentro da organização;
Motiva e encoraja o desenvolvimento dos atuais funcionários;
Incentiva a permanência dos funcionários e a sua fidelidade á empresa
Ideal para as situações de estabilidade e pouca mudança ambiental;
Não requer

Relacionados

  • trabalho de conclusão
    20373 palavras | 82 páginas
  • A Hist Ria Da Arte Gombrich
    212808 palavras | 852 páginas