Marciabrito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4245 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUÍ
Centro de Educação Aberta e a Distância – CEAD
Coordenação do Curso de Administração Pública / EaD
Rua Olavo Bilac, 1148 – Centro Sul.
CEP 64280-001 – Teresina PI

ALUNA: Márcia de Sousa Brito TURMA 02

Organização, Processos e Tomada de Decisão.

Escolha uma unidade de trabalho ou considere suaexperiência profissional para responder às questões de 1 a 5.

1. Quais as características predominantes na unidade de trabalho escolhida: tipologia mecânica ou tipologia orgânica? Destaque e justifique as vantagens e as desvantagens dessas tipologias.

As organizações mecanísticas apresentam as seguintes características:
Estrutura burocrática organizada a partir deuma minuciosa divisão de trabalho. A organização se caracteriza por ciclos de atividades rotineiras que se repetem indefinidamente; Cargos ocupados por especialistas nas respectivas tarefas com atribuições fixas, definidas e delimitadas. Cada um executa sua tarefa como se fosse distinta e separada das demais;
Centralização das decisões: tomadas somente pela cúpula da organização;Hierarquia de autoridade rígida: com pouca permeabilidade entre os níveis hierárquicos, autoridade baseada na posição; Sistemas rígido de controle: com estreita amplitude administrativa pela qual cada supervisor tem um numero determinado de subordinados; Sistema simples de comunicação: o fluxo de informação quase sempre conduz mais ordens de cima para baixo do que dados e retorno de baixo para cima;Predomínio da interação vertical: entre superior e subordinado; Ênfase nas regras e nos procedimentos: formalizados por escrito e que servem para definir os comportamentos das pessoas;Ênfase nos princípios universais da gestão: princípios funcionam como norma sobre como a empresa deve ser organizada e dirigida;Na realidade a organização mecanísticas funciona como um sistema mecânico, fechado eintrospectivo, determinístico e racional, voltado para si mesmo e ignorando totalmente o que ocorre no ambiente externo que o envolver.
As organizações orgânicas apresentam Características:
Estrutura organizacional flexível e adaptável; Os cargos são continuamente modificados e redefinidos; Descentralização das decisões; Hierarquia flexível; Amplitude de comando do supervisor eextensa; Maior confiabilidade nas comunicações informais; Predomínio da interação lateral e horizontal; Ênfase nos princípios do bom relacionamento humano; Na realidade as organizações orgânicas funcionam como um sistema vivo, aberto e complexo, extrovertido e voltado principalmente para a sua interação com o ambiente externo. A adaptação e o ajustamento as demandas ambientais provocam constantesmudanças internas na organização.
Conclusão: Há uma espécie de seleção natural do tipo: sistemas mecanicistas sobrevivem em ambientes imutáveis e estáveis, e sistemas orgânicos se adaptam bem a ambientes instáveis e turbulentos.

2. Identifique alguns aspectos relativos aos ambientes micro e macro e fale da relação desses com a unidade de trabalho escolhida.Microambiente: refere-se às relações que a organização mantém com mais freqüência, tais como:
Consumidores: todos que utilizam os bens e os serviços oferecidos; fornecedores: aqueles que fornecem mão de obra, capital, material, equipamentos ou informações; concorrentes: aqueles que oferecem semelhantes produtos ou serviços, em idênticos mercados, competindo com os mesmos recursos; eregulamentadores: entidades que definem normas limitem e controlem, por exemplo, associações de classes e sindicatos, entre outros.
Macroambiente: oferece suporte para os seguintes níveis:
Institucionais: definem e fazem cumprir normas regulamentares;
Econômicos: estão voltados para política econômica, taxas inflacionárias e níveis de empregos, entre outros; sociais: envolvem...
tracking img