Marcha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Nosso presente estudo tem por objetivo entender a distância percorrida pelos jogadores de futebol dentro de um jogo, relacionando com a dimensão da passada individual de cada atleta. A análise do padrão de deslocamentos em partidas de esportes com bola tem sido objeto de diversas investigações (Kokubun & Daniel, 1992; Bangsbo, 1993;Ananias, 1995; Molina, 1996). Essas análises,em geral, consideram valores médios ou proporções de categorias de velocidades como variáveis representativas do padrão de deslocamentos. Essas variáveis, contudo, não conseguem expressar a complexa relação entre durações e intensidades dos deslocamentos. Sendo o futebol uma modalidade desenvolvida de forma coletiva, que possui características particulares e tem sido foco de pesquisadores quebuscam conhecer aspectos como distância percorrida, capacidades físicas envolvidas, metabolismo predominante na produção de energia para atletas entre outros (CAMPEIZ, 2001), podemos desenvolver um relato para estes dados, numa avaliação da preparação dos jogadores de futebol. Em relação às ações motoras, diferentes autores apresentam que a maioria das atividades realizadas pelos futebolistas acontecesem bola, em ações para criar espaços para os companheiros que estão com a bola, para enganar os adversários ou para acompanhar os oponentes (REILLY, BANGSBO, FRANKS, 2000), tudo isto é considerado deslocamento e contribui para o desgaste físico do atleta e deve ser considerado para análise da preparação do futebolista. Segundo Ekblom (1986), 8% a 18% da distância total percorrida durante apartida, são realizadas em máxima intensidade. De acordo com o professor Odair Mateus Gasques Filho podemos observar que nas últimas quatro décadas houve um aumento significativo, de mais de 100% na metragem total percorrida por um jogador de futebol ao final de uma partida de 90 minutos. Nunes (2004) aponta que para jogar qualquer modalidade coletiva, entre elas o futebol, ter a habilidade de mudarde direção com precisão e rapidez é uma característica necessária para os atletas, para isso a coordenação da marcha e uma passada de grande distância determina a melhor e mais rápida ocupação de espaços, diversos estudiosos e treinadores de futebol apontam caminhos, no que diz respeito à ocupação do espaço, para que ela (a ocupação) ocorra de forma satisfatória (Leitão, 2009). A potência de saídapara realização de tais ações está relacionada à força dos músculos envolvidos nos movimentos (REILLY, BANGSBO, FRANKS, 2000), para isso devemos entender a especificidade da marcha humana e suas implicações físicas.

MARCHA
Andar é a forma de locomoção mais utilizada pelos seres humanos e necessita da participação de vários grupos musculares do corpo todo, tendo influencia direta nacoordenação e equilíbrio durante a marcha. Na preparação de atletas é realizado muitos trabalhos de coordenação, força e equilíbrio. Para entendermos melhor buscamos Revecca (2009), que em seu texto conceitua marcha como um padrão cíclico de movimentos corporais que se repete indefinidamente a cada passo, dentro de um processo de locomoção.
Saad et al.(1996), nos explica que um ciclo de marcha correspondeao período entre o toque de calcanhar de um pé até o próximo toque de calcanhar do mesmo pé. Este também é o conceito de passada. Já um passo é o período entre o toque de calcâneo de um pé e o próximo toque de calcâneo do outro pé. Assim, uma passada contém dois passos.
Baseado nestas considerações é importante compreender a locomoção humana dentro de uma análise biomecânica que segundo Saad etal. (1996):
* Cinemática é o estudo de parâmetros têmporo- espaciais da marcha (como velocidade, ângulos articulares durante o movimento etc.).
* Cinética é o estudo das forças envolvidas com o movimento (tanto as causadas por contração muscular quanto as causadas por momentos inerciais).
* Eletromiografia dinâmica é o estudo do padrão de ativação dos músculos para gerar o...
tracking img