Marcha atletica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Marcha atlética
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A marcha é uma criação inglesa, o famoso “footman”, que cobriam distâncias fantásticas nos séculos XVII e XVIII.
O homem que é consideradoo criador da disciplina como a conhecemos, foi, no entanto, um americano, Edward Payson Wetson, que passou a maior parte da sua vida atravessando o continente americano marchando.
A Marcha Atlética éuma modalidade do atletismo onde se executa uma progressão de passos de maneira que o atleta sempre mantenha contato com o solo com, pelo menos, um dos pés. A perna que avança tem que estar reta, (ouseja, não fletida) desde o momento do primeiro contato com o solo até que se encontre em posição vertical.
Foi integrada aos Jogos Olímpicos em 1908 e em 1992 passou a ser disputada também nacategoria feminina.
As provas de marcha atlética são disputadas na distância de 20 km, feminino, e 20 km e 50 km masculino, que se realizam normalmente em um circuito na rua de no mínimo 1 km e no máximo2,5 km. A marcha é uma atividade em que a resistência e a técnica do atleta são fundamentais.
Durante a marcha, os atletas devem cumprir várias regras as, são muito simples: 1ª - um dos pés deve estarsempre em contato com o solo; 2ª - a perna deve estar reta desde o momento que o pé tocar o solo até sua passagem na vertical.
O regulamento estabelece que os juizes de Marcha têm que avisar aosatletas que por sua forma de marchar correm o risco de cometer alguma falta, e para isso utilizam placas amarelas com o símbolo de uma possivel infração. No julgamento de Marcha, quando um atleta cometeinfração é anotado no quadro de advertências um cartão vermelho correspondente a infração cometida. Quando três juizes diferentes mostram os cartões vermelhos a um atleta, o juiz chefe procede adesqualificação do mesmo.
O atual recorde mundial na categoria de 20 km é do equatoriano Jefferson Pérez, com 1h17m21s e nos 50 km pertence ao russo Denis Nizhegorodov, com 3h35m29s.
O maior nome da...
tracking img