Marcha analitica ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO:
Para análises qualitativas os cátions podem ser classificados em 5 grupos, levando em consideração o modo com que estes reagem com alguns reagentes seletivos, principalmente pela formação ou não de precipitados. A classificação mais comum está relacionada com a diferença de solubilidade de seus cloretos, sulfetos, hidróxidos e carbonatos. O primeiro grupo (grupo da prata)constituído pelos cátions: Ag+, Hg22+ e Pb2+, são conhecidos como grupo do cloreto insolúvel e tem como reativo o ácido clorídrico diluído. A separação destes cátions é de grande importância para a indústria, como exemplos têm: a prata, utilizada para fabricação de jóias, aparelhos elétricos e moedas, o chumbo, utilizado na fabricação de tinta, e o mercúrio, utilizado na fabricação de espelhos. (01).Os cátions do grupo I(Prata, Chumbo e Mercúrio), ou grupo dos cloretos insolúveis, consistem em íons que formam cloretos insolúveis. Podem ser identificados em uma solução por meio de reações de identificação onde as propriedades, como a solubilidade, dos elementos permitem a formação de precipitados, desprendimento de gases ou mudança de coloração. (VOGEL, 1981).

A Prata (Ag) é um metal nobrede cor brilhante, relativamente mole, e é o melhor condutor de calor e eletricidade, é pouco reativa, pertence ao Grupo 1b da tabela periódica,

O Chumbo (Pb) É um metal de cor branco-azulado e brilho metálico (o brilho desaparece quando exposto ao ar, tornando-se cinza por se recobrir de uma camada de óxido), muito denso (d = 11,3 g cm-3) e baixo ponto de fusão, funde a 328 °C. É dúctil emaleável e tão mole que se pode riscar com a unha, e cortar facilmente com uma faca. No estado sólido não é tóxico, mas seus vapores possuem uma grande toxicidade. É muito resistente ao ataque pelo ar e água.

Mercúrio (Hg) é um metal que em temperatura ambiente se encontra no estado liquido prateado e inodoro. O mercúrio pertence ao Grupo 2b na tabela periódica e faz parte dos metais de transição.Não é um bom condutor de calor, mas sim um excelente condutor de eletricidade É insolúvel em água e solúvel em ácido nítrico. Quando a temperatura é aumentada transforma-se em vapores tóxicos e corrosivos mais densos que o ar. É um produto perigoso quando inalado, ingerido ou em contato. É compatível com o ácido nítrico concentrado, acetileno, amoníaco, cloro e com outros ametais.

A solubilidade(s) de um soluto num solvente, a certa temperatura, é a quantidade desses soluto que é possível dissolver numa determinado quantidade de solvente.

2. OBJETIVO:
O objetivo principal deste trabalho é identificar e provar experimentalmente a presença de cátions do grupo I (Ag+ e Pb2+) em uma solução problema através de técnicas de precipitação e mudança de coloração; observar as reações queos cátions do grupo I (Ag+ e Pb2+) apresentam com determinados reagentes.

3. MATERIAIS UTILIZADOS:

4.1 Marcha Analítica: Ag+
- 01 Placa de Aquecimento
- 01 Pisseta
- 01 Conta Gotas
- 03 Béquer 100 ml
- 01 Pera
- 01 Bastão de Vidro
- 01 Funil de Vidro
- 01 Papel de Filtro
- 01 Placa de Toque
- 01 Suporte Universal
- 01 Pipeta Volumétrica de 2mL
- 01 PipetaVolumétrica de 10mL
- 01 Pipeta Volumétrica de 25mL
- 03 Provetas para colocação das Pipetas
- 01 Capela

4.2 Marcha Analítica: Pb+

- 01 Pisseta
- 01 Pipeta Volumétrica de 10 mL
- 01 Pêra
- 01 Balão Volumétrico de 100 mL
- 01 Suporte Universal
- 01 Argola
-01 Béquer de 100mL
- 03 Béquer de 600mL para descarte
- 01 Proveta para colocação da Pipeta utilizada
- 03Contas Gotas
-01 Placa de Toque

4.3 Solubilidade:

- 03 Tubos de Ensaio
- 01 Suporte para tubo de Ensaio
- 01 Béquer de 50mL
- 01 Fósforo
- 01 Pico de Búsen
- 01 Pinça de Madeira
- 01 Pisseta

4. Substancias Utilizada:

5.4 Pb+

10 mL de água Destilada H2O
1 gt. Iodeto de Potássio KI | |
1 gt. Cromato de Potássio...
tracking img