Marcelo ortale, estilista moda coutry.

1446 palavras 6 páginas
Marcelo Ortale

O barretense nato Marcelo Ortale especialista em moda country, nasceu em 1968, e tem hoje 46 anos. Ele assumiu a criação dos trajes das rainhas e princesas da Festa do Peão em 1984, quando ele tinha 16 anos, mas começou a desenhar com apenas nove anos como autodidata. Seu pai é Independente (espécie de clube de grandes fazendeiros da região, que promovem há 47 anos a festa do Peão em Barretos) benemérito e, desde criança, Marcelo convive com tudo isso, começou a trabalhar com moda e sofreu bastante preconceito, logo no início. Antes, os clubes da região é que providenciavam as roupas das rainhas e princesas e ele começou fazendo um destes trajes e nunca mais parou, continua após 30 anos com o trabalho, estando presente também na organização da festa. Barretos é sua vitrine, de maio a outubro ele passa por mais de 60 cidades, em diferentes rodeios. Se, antes, ele sofria discriminação por parte de todos, hoje seu trabalho é bastante respeitado. Tratam-no, agora, como profissional. Mas o caminho foi longo.

Nos últimos 30 anos, porém, muita coisa na moda country mudou. Neste período, o estilista ganhou fama nacional pela originalidade, beleza e qualidade dos modelos que confecciona em seu ateliê. “Eram saias ou uma roupa de couro que tinha quase sete mil tachas, super pesada. A moça quase não andava, mas mesmo assim dava um efeito muito bonito na passarela. Isso era a nota final para ser eleita a rainha”, contou Ortale.
Há dez anos ele fez uma inovação. “Resolvi usar as chaparreiras, aquelas calças todas bordadas à mão, porque era um material mais leve.”
O estilista, que fez também os trajes usados na novela América, transmitida pela Rede Globo em 2008, se atualiza anualmente quando faz compras em São Paulo. “Busco materiais diferentes a cada viagem.”
Para ele, a roupa é um dos sonhos de toda menina que participa da festa e o papel da rainha é essencial. “A rainha de uma festa de peão é a mesma coisa que uma rainha de bateria de carnaval.”

Relacionados