marcelaine

1784 palavras 8 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 Caracterização as instituição 4
3 Referencial teórico 5
4 Plano de intervenção 6
5 Conciderações finais 9
6 Referencias 10

1 INTRODUÇÃO
Por menores que sejam as crianças, elas sempre se perguntam sobre como funciona o nosso corpo. Para que serve o sangue? A gente come e bebe água para quê? De onde vem a sede que sentimos depois de correr? Quanto tempo posso ficar sem respirar? Mesmo antes de começar a estudar o organismo, elas formulam hipóteses para essas perguntas (em geral, apoiadas em informações vindas de casa e da mídia, e algumas com grandes equívocos conceituais).
É papel do professor lançar novas questões e tentar ajudá-las a construir explicações mais ajustadas (e muitas vezes provisórias) sobre o tema. É claro que não se espera que os alunos consigam entender toda a complexidade do organismo humano e das explicações científicas que ajudam a entendê-lo, mas é preciso que conheçam as características e definições básicas, as funções dos diversos órgãos e suas relações.
O foco do trabalho nessa etapa é ajudar a turma a perceber o corpo como um todo integrado, em que diversos sistemas realizam funções específicas, interagindo para a sua manutenção. Além disso, é necessário relacionar o equilíbrio e a saúde do organismo com atitudes e interações com o ambiente, como alimentação, higiene pessoal e repouso adequado.
Por ser um tema tão importante e que desperta curiosidade, não é estranho que levante tantas questões sobre como abordá-lo. A seguir, você acompanha as respostas a oito dúvidas recorrentes sobre o ensino desses conteúdos.
2 caracterização as instituição
A Escola Municipal Dona Durvalina, Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano, teve seu funcionamento autorizado pela portaria nº 1922/2002, publicada no “MG” de 09/10/2002, página 2, coluna1, e através da portaria nº 14/03, publicada no “MG” de 26/01/2003, pagina 6, coluna 2, teve autorizado o

Relacionados

  • A presença de august hollingshead no campo da etnografia e da educação
    9006 palavras | 37 páginas
  • História da Apple
    2611 palavras | 11 páginas
  • ciencias
    10400 palavras | 42 páginas