Marcas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 72 (17806 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Marcas e Gestão de marcas

Introdução

Empresas e outros tipos de organização estão chegando à conclusão de que um de seus ativos mais valiosos são os nomes de marca associados a seus produtos ou serviços. Em um mundo complexo, indivíduos e empresas se deparam com mais e mais escolhas. Assim, a capacidade de uma marca forte de simplificar o processo de decisão do consumidor, reduzir riscos edefinir expectativas é inestimável. Criar marcas fortes que cumpram o que prometem - assim como manter e aprimorar a força dessas marcas ao longo do tempo – é, portanto, um imperativo da administração.


Origens históricas do branding

O branding existe de uma forma ou de outra, há séculos. A motivação original do ato de “marcar” era possibilitar que artesãos e outros identificassem osfrutos de seu trabalho, de modo que os clientes pudessem reconhecê-los. De fato, foram encontradas marcas em porcelana chinesa antiga, em jarros de cerâmica da Grécia e Roma antigas e em mercadorias provenientes da Índia datadas de cerca de 1300 a.C.
Na época medieval, a essas marcas juntaram-se as marcas de impressores, as marcas d'agua sobre papel, as marcas de padeiros e as marcas de váriascorporações de artesãos (as guildas). Em alguns casos elas eram usadas para atrair compradores fiéis a determinados fabricantes, mas também foram utilizadas para policiar quem infringia os monopólios das corporações e para identificar fabricantes de mercadorias de qualidade inferior, uma lei inglesa aprovada em 1266 exigia que padeiros aplicassem sua marca em cada pão vendido: assim, se qualquer pãoestivesse abaixo do peso, seria possível saber de quem era a culpa. Ourives que trabalhavam com ouro e prata também eram obrigados a marcar as mercadorias que produziam com sua assinatura ou símbolo pessoal e também com um sinal indicando a qualidade do metal.
Quando os europeus começaram a se estabelecer na América do Norte, levaram com eles a convenção e a prática de utilizar marcas. Os fabricantesde remédios patenteados e produtores de tabaco foram os pioneiros do branding nos Estados Unidos. De fato, os produtores de tabaco norte-americanos já exportavam sua produção desde o início de 1600. No início de 1800, eles tinham fardos de tabaco embalados com rótulos como Smith's Plug e Brown e Black's Twist. Durante a década de 1850, muitos produtores de tabaco reconheceram que nomes maiscriativos, como Cantaloupe, Rock Candy, Wedding Cake e Lone Jack, eram úteis para vender seus produtos. Na década de 1860, eles começaram a vender suas mercadorias acondicionadas em saquinhos, diretamente aos consumidores. Embalagens de aparência atraente também eram consideradas importantes e como resultado, foram desenhados símbolos, figuras e elementos decorativos nos rótulos.
A historia do brandingnos Estados Unidos desde 1860 até seus desenvolvimentos mais modernos de 1985 em diante pode ser dividida em quatro períodos principais:
• Surgimento de marcas nacionais (1860 a 1914);
• Consolidação das marcas de massa (1915 a 1929);
• Desafios para marcas de fabricantes (1930 a 1945); e
• Estabelecimento de padrões de gerenciamento de marcas (1946 a 1985).

Histórico dasmarcas no Brasil

Até o ano de 1875, não existia nenhuma proteção jurídica ás marcas no Brasil. O decreto nº 2682/1875, inspirado na lei francesa de 1857, foi o primeiro diploma legal a conferir proteção as marcas de indústria e comércio no país. Desde então a foram feitas várias alterações na legislação.
Atualmente, a execução dos serviços de propriedade industrial compete ao Instituto Nacionalde Propriedade Industrial (INPI), autarquia federal criada em 1970, em substituição ao antigo Departamento Nacional de Propriedade Industrial, que é vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

O Que é Marca?

A utilização e a aplicação de marcas existem há séculos como um meio de diferenciar os bens de um fabricante dos bens de outro. Na verdade, a palavra...
tracking img