Marcas que viraram categoria de produto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1735 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MARCAS QUE VIRARAM CATEGORIA DE PRODUTO1

Nikolas Arend2
Cristiano Medeiros Souza3

RESUMO: O presente artigo analisa como marcas se tornaram populares ao ponto de virarem categorias de produtos, nomeando assim todas as suas concorrentes. Para melhor entendimento, estaremos fazendo um estudo de caso da marca Bombril, que predomina como categoria, para todas as marcas de esponjas de aço domercado, sendo assim a de maior lembrança. O mesmo ainda irá esclarecer a diferença entre marca, produto, segmento e categoria, mostrar também, que dentro de muitas marcas já fixadas e de grande porte no mercado, existem marcas genéricas, e essas por sua vez criam extensões de linhas, como novos produtos, mas sempre fixados a sua “marca mãe”. Explicar a relação entre consumidor x marca, e porqueisso ocorre, e como é criada a relação de fidelidade entre consumidor e marca. Também mostrará, que branding e marca tem ligação, mas que não é a mesma coisa, e que algumas grandes marcas, ao longo dos anos realizaram o branding, mesmo sem perceber e saber do que se tratava e hoje para uma marca ter sucesso o mesmo é indispensável. Muitas pessoas não tem a ideia de que no momento da sua compra, emque estão verificando o que se faz de necessidade para compra, incluem uma marca em sua lista, como se a mesma fosse o produto, pois a mesma já tornou-se comum no vocabulário que se categorizou automática e popularmente. Portanto durante o estudo de caso da marca Bombril, será mostrado como esse processo ocorre, e pode ser irreversível, até se ocorrer que a mesma saia do mercado.PALAVRAS-CHAVE: Marca, produto, categoria, Bombril, lembrança.

ABSTRACT: ….

KEY-WORDS: …


INTRODUÇÃO

Categorizar uma marca como produto, ocorre pelo sucesso em que a mesma atinge no mercado. Ela tornou-se a melhor entre todas e na hora da necessidade a mesma é indicada. Desta forma, partindo da boca – a – boca, a mesma passa a virar uma categoria. Este artigo revela que muitas coisas realizadasno dia – a – dia, como tirar um simples Xerox® deste artigo, o próprio Xerox® é uma marca, que poucas pessoas imaginam ou tem conhecimento.
Fazer marca ou fazer branding? As duas têm relações, toda marca depois que já é bem conhecida, necessita desse aliado, que todos confundem como se ambos fossem a mesma coisa, mas não, elas apenas mantêm relações, e para se fortalecer, consolidar-se e tivero sucesso que necessita, o branding tem que ser realizado. O mesmo estará administrando e colocando a marca no caminho correto, sempre agregando mais e mais valor a mesma, assim destacando-se e se tornando referencia no seu segmento. Nos dias atuais, marcas que querem se lançar e de partida estarem entre os bolos das maiores, já trazem de praxe junto com sua criação o branding, para que desde oseu surgimento, já esteja no caminho correto.
Conforme estudo realizado pela Latin Panel (empresa do grupo IBOPE), as marcas líderes de mercado tiveram seus principais concorrentes a partir da década de 1990, mostrando que as marcas que detinham 90% das vendas do mercado decaíram alguns pontos percentuais, mas isso indica que a marca perdeu seu poder de persuasão? Para Luciano Deos (2007) não. Ofato é que nos dia de hoje a concorrência entre as marcas/produtos estão acirradas, e o consumidor gosta disso. A partir do momento que o consumidor sente que pode obter a mesma qualidade por um preço mais acessível, ou tirar outra vantagem, sem dúvida ele faz essa escolha.
O artigo tem a finalidade de mostrar como a marca se torna uma categoria/produto, e para explicar, é preciso passar portodas as etapas de evolução da marca. Seu processo de branding, se ele foi ou está sendo realizado, a fidelidade do consumidor junto a marca, a segmentação da marca, e mostrar os produtos pesquisados juntamente com suas categorias.







MARCA

Marca por si só é um bem imaterial, que não tem tempo de vida, como pode nunca morrer, pode morrer ao nascer, e isso tudo vem com sua base...
tracking img