Marc bloch

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluno: Daniele Santos
Disciplina: História Antiga
Profª: Adriana Mocelim



BLOCH, Marc. Apologia da História.

Segundo Marc Bloch,o objetivo da história é voltar-se para o homem e para asociedade por meio da pesquisa. Acredita que o estudo dessa ciência é amplo e tem um grande potencial. Além disso, é um modo errado de dizer-se que a história é a ciência do passado, porque uma ciêncianão deve ser voltada a acontecimentos que cercaram o Universo em seu ponto de partida, por exemplo. E relacionando-se ao passado, fica clara a ideia de junção de mito e história, porque o objetivoinicial, era a contagem dos fatos, os quais, ás vezes contados desordenadamente, se confundiam com coisas que não ocorreram, na realidade.
Para Bloch, “onde [o historiador] fareja carne humana,sabe que ali está sua caça.” (BLOCH, 1997: 54), ou seja, a história é baseada no homem e no viver em sociedade. A história da natureza, por exemplo, cabe a outras ciências como a geologia ouastronomia. Porém, nada impede uma correlação entre a história e essas, deixando-as mais amplas. Utilizando-se do exemplo do Golfo de Zwin, na costa flamenga. O fato desse ter sido tomado pela areia, serelaciona com a geologia. Entretanto nele também houve ações do homem, como construções de diques, as quais ajudaram na desertificação. E assim, alcançando o campo da história, portanto, havendointerdisciplinaridade.
Bloch afirma que houve uma discrepância entre a qualificação da história, como arte, ou ciência. Porém, ao fim do século XIX, chegou-se a conclusão de que tratava-se de umaciência, porque estavam influenciados pelo positivismo.
Para o autor, a relação entre o homem e o tempo é primordial. Embora esse tempo seja constante, ele poderá sofrer mudanças. Além disso, aimportância das origens é questionada por Bloch. Ele acredita que a origem não é primordial no estudo do fato, como acreditava, Sainte-Beuve. Porque há uma certa dificuldade em alcançá-la, e, por vezes,...
tracking img