MARASMO e SÍNDROME DE KWASHIORKOR

1274 palavras 6 páginas
MARASMO

O Marasmo, ou desnutrição seca, é uma forma crônica de desnutrição, na qual a deficiência primariamente de energia, em estágios avançados, é caracterizada por perda muscular e ausência de gordura subcutânea. Em seu tratamento deve-se prover uma dieta com proteínas de alto valor biológico e calorias adequadas para que aproveite o presente na proteína.

O marasmo ocorre quando a pessoa não se alimenta, durante muito tempo, em quantidade suficiente de nenhum tipo de nutriente necessário ao perfeito funcionamento do corpo humano. A falta de alimentos ricos em sais minerais e vitaminas provoca vários malefícios à saúde. A pessoa não cresce, fica muito magra, com freqüência adquire outras doenças, fica com a pele ressecada e descamante, tem os músculos reduzidos e está sempre com fome. A doença tem esse nome devido ao fato de o doente não possuir disposição para realizar suas atividades.

Outra fonte

Marasmo é a deficiência de calorias protéicas, que causa perda do tecido subcutâneo e muscular. Ocorre em crianças lactantes, ou seja, com menos de dezoito meses. Este tipo de desnutrição é comum em países em desenvolvimento e subdesenvolvidos.
O marasmo ocorre quando a criança não ingere comida com frequência, durante um longo período, fazendo com que não haja energia suficiente para suprir as necessidades de seu metabolismo, apresentando apatia, cabelo ralo e escasso.

Isso ocorre quando a mãe não pode amamentar e resulta em uma criança extremamente magra, pois há perda de gordura corporal e principalmente de tecido muscular, fazendo com que o peso (em casos mais graves, o peso pode ser menor em 60% do que deveria ser) e a altura desta criança sejam baixos em relação a sua idade. As crianças de regiões extremamente pobres são alimentadas com uma quantidade fraca de cereais, os quais não contém a quantidade necessária de proteínas e vitaminas para o desenvolvimento da criança.

A falta de alimentos enriquecidos com lipídios, carboidratos, proteínas

Relacionados