Maranhão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O asilo era um estabelecimento que recolhia e educava crianças, mendigos e inválidos. Hoje em dia, o termo é conotado com a terceira idade, mas durante muitos séculos foi entendido como instituição de assistência, de caridade, referindo-se aos estabelecimentos hospitalares que recebiam os que não tinham lar, crianças e idosos, pessoas com doenças incuráveis, órfãos e viúvas.
A expressão asilocom este significado remonta ao século XIX. Noutras épocas as instituições desta natureza eram designadas por mercearias (séculos XIII-XV), hospitais (século XIV) ou recolhimento (séculos XVI-XVIII).

3 JUSTIFICATIVA PARA ESCOLHA DO TEMA

Existem trabalhos que falam de asilos de mendicidade, em relação da história da velhice no Brasil é um campo aindapraticamente inexplorado. Para a pesquisa foi necessário perseguir fontes primárias e, tendo encontrado um material raro e inédito, em parte reproduzido no decorrer desta contribuição o rastreamento das fontes conduziu á escolha de uma instituição singular para o foco da pesquisa, O Asilo de Mendicidade, cuja história é relatada desde sua fundação, em1919, o outro interesse da pesquisa surge apartir da dissertação de mestrado de Walter fraga filho (mendigos, moleques e vadios na Bahia no século XIX) quando surgem às primeiras instituições de recolhimentos para mendigos que eram pedintes de ruas, adros de igrejas e etc. A pesquisa será realizada a nível regional. A justificativa da pesquisa que não tem falando sobre a estas instituições de asilamento em são Luis, ou seja, não possuímostrabalhos em relação asilo para discutirmos a questão dos idosos vamos por sinal encontrar monografias falando sobre as políticas públicas e assistência a velhice e outras que tratam o perfil do idoso como esquecidos que não tem nenhum significado para sociedade por isso é de necessária importância para a historiografia maranhense.
4 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA
Qual foi a razão do asilo de mendicidadeser construído naquela área do São Francisco no século xx(1919)?
5 HIPÓTESES
O Asilo de mendicidade foi construído para atender mendigos de rua, devido à urbanização que estava sendo uns dos aspectos da cidade, a questão da insalubridade e da desordem pública que estes pedintes estavam fazendo,tornando os lugares insalubres. Sob o impulso da modernização e civilização dos costumes as elitesbrasileiras pretenderam estabelecer um reordenamento físico das cidades, higienizar as vias públicas e excluir dos centros urbanos todos os indivíduos que não se adequavam á nova ordem, pois a intenção era sanear as cidades dos elementos que ameaçavam a nova ordem ou não se enquadravam nela. Então o espaço urbano é o ambiente propício para o desenvolvimento da prática da mendicância, devido áscondições que esta oferece para tal. O desenvolvimento da indústria, por exemplo, que possibilita o desenvolvimento dos grandes centros urbanos, em que muita das vezes não oferece infra-estrutura para amparar adequadamente os indivíduos que migram do campo para cidade, gerando com isso, uma rede de relações sociais em que muitos são excluídos, dando origem a focos de pobreza em diferentes graus.

6OBJETIVOS

6.1 OBJETIVOS GERAIS
Construir de maneira sistemática, a história do asilo de mendicidade na cidade de São Luís.

6.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Resgatar a história do asilo de mendicidade que é fundado em 1919 onde funciona atualmente um lugar para idosos
Identificar quais fatores foram determinantes para a fundação deste asilo de mendicidade

Traçar o papel da polícia sanitária nocombate a mendicância
Tentar provar que boas partes das obras assistenciais eram feitas por associações e não pelos governos.
Verificar qual era o papel desempenhado pelo asilo de mendicidade como instituição de caridade para recolhimentos de mendigos e atualmente.

7. METODOLOGIA
A metodologia de documentos primários tais como: relatório do asilo de mendicidade de 1950, os anúncios de...
tracking img