Maralharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2. ORIGEM E EVOLUÇÃO DA MALHARIA

O tecido de malha surge do entrelaçamento de laçadas de um ou mais fios. Recentes descobertas de tecidos de malha no Egito provam que o método de fazer malha outricotar já era conhecido no século V a. C. (PEZZOLO, 2007). Segundo Aquino (p.6, 2008) “ a malha foi originada a partir da laçada das redes de pescar e rede de armadilhas feitas pelos povos antigos,que desenvolveram o ofício da formação de um tecido pelo entrelaçamento do fio.” Entretanto o primeiro tear por malha foi inventado em 1589 por William Lee, porém a rainha Elizabeth se recusou a dar apatente pois temia que ele prejudicasse a indústria da malha feita manualmente. Lee então desenvolveu um tear para ser usado com seda, como os ingleses continuaram desinteressados resolveu levar seutear para a França, onde finalmente fez sucesso se difundindo por toda a Europa no século XVII.
No ano de 1758, ocorreu uma melhoria na primeira máquina de tear, quando o fiador britânico JedediahStrutt (1726-97) inventou um acessório para a máquina de fazer meia que possibilitou a produção da malha ribana. No início do século XIX, o engenheiro britânico Marc Isambard Brunel inventou a máquinade malharia circular, que ele batizou de "tricoteur" (AQUINO, 2008).
Segundo AMARAL et al. (2007) a partir do século XVIII, surgiram diversos produtos feitos de malha de algodão, entre estesestavam cortinas, cobertas, anáguas e luvas. Durante muitos anos o vestuário de malharia era apenas de cor branco, mas entre 1920 e 1925, a prática foi introduzida na alta costura, passando a produzir peçascoloridas. Porém mesmo com este significativo avanço na década de 20 a malharia teve seu maior desenvolvimento no final da década de 40, quando deu-se o surgimento das fibras sintéticas.
Nasúltimas décadas o setor das malhas passou a ocupar um lugar elevado no setor têxtil, que é hoje idêntico ao da tecelagem, tendendo mesmo a ultrapassá-la, a medida que mais estruturas de malha são...
tracking img