Marabras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1671 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questão 1.
a) Creio que a Marabrás tem sim uma vantagem competitiva e é sustentável – caso venha trazer o Mappim de volta - A marca Mappim construiu uma imagem e uma legitimidade no mercado conseguida por poucos empresários. Esteve entre as principais redes do pais por muitos anos seguidos, e na época, apenas a Mesbla tentou seguir o modelo. Não tive acesso às informações que levaram ambas afalirem (somente depois de adquiridas pelo Manssur que já as comprou quebrada), mas tenho uma intuição muito forte que se tratava de gestão financeira inapropriada. Pois o Mappim vendia muito e muita coisa. Desde “guloseimas” passando por roupas, brinquedos, eletro portáteis, eletrônicos até móveis. Um verdadeiro shopping center no mesmo lugar, com andares e departamentos que foram uma verdadeirarevolução para o comércio. Este formato não existe nos dias de hoje, por este motivo creio que poderá ser uma vantagem competitiva sustentável, um formato único.

b) Ameaças macro ambiente: Tecnológico: Creio que será seu mais forte concorrente. Quando o Mappim esteve entre as líderes de vendas, não existia vendas on-line. Hoje o consumidor pode comparar desde um remédio até uma geladeira semsair de casa, e quando não o faz pela internet, ele a uso para comparar preços, pesquisar marcas e só então vai à loja para adquiri-los.


Global: O Mappim reabrirá em um contexto mundial totalmente diferente do vivido em sua época áurea. O mercado está em constante movimento e uma crise econômica na Europa tem reflexos imediatos no mundo inteiro. O mundo está globalizado e quem está atento aacontecimentos relacionados a culturas estrangeiras podem ser beneficiados ou atingidos em menor grau.

Sociocultural: Atentar-se as constantes mudanças de atitudes e valores culturais da população.
Político-jurídico: Assim como os valores culturais e atitudes da população vivem em constantes mudanças, às leis que “protegem” seus interesses também.

c) Estratégias:
Tecnológica: Ter a internetcomo aliada no processo de vendas com eficiência. Pois muitos consumidores tem esta ferramenta como uma forma conveniente onde com apenas um clique podem comprar e receber em casa os objetos escolhidos.

Sociocultural: Explorar as diferentes sub culturas existentes dentro da sociedade e dar a eles pequenos departamentos dentro da loja.

Político-jurídico (político-legal): Além do respeitoà leis e a grupos de interesses especiais ser de fundamental importância e básico, a rede ou a loja Mappim poderá firmar compromisso público de entrega programada: ou seja, o cliente receberá em dia agendado sua compra e não como a maioria do comércio faz: de 2 a 15 dias úteis.

d) Implementação das estratégias:
Tecnológica: Contratação de profissionais altamente capacitados para dar ao site doMappim um formato similar aos que existem no mercado (americanas.com/ dafit), porém com algum conceito inovador , provavelmente um link com as entregas dia certo.
Sociocultural: Criar um departamento cujos setores terão aspectos físicos (decoração) relacionados a origens e culturas dos povos e suas etnias. Por exemplo: haverá um setor que será um pedacinho da Itália e todos os objetos a vendaneste setor será ou terá características italianas. Assim será com Japão, China, Portugal. A escolha destes países será analisada em função do número de imigrantes estrangeiros na cidade de São Paulo. Pode-se iniciar com os 5 a 8 maiores.
Político-jurídico (político-legal): O que vou propor aqui é apenas um esboço da ideia, mas acredito que com um estudo de logística aprofundado pode-se chegar aisto ou muito próximo dela.
Haverá necessidade de “mapear” a cidade em vários quadrantes: Vamos imaginar que possamos dividi-la em 7 pedaços. Para cada “pedaço” haverá 3 carros de entrega sendo que um deles de porte maior (2 vans e um pequeno caminhão), totalizando uma frota inicial (pode ser terceirizada ou não) de 21 veículos somente para entregas. Na loja física, haverá um estoque...
tracking img