Mara L Cia Castilho Gest O Das IES Privadas

7888 palavras 32 páginas
GESTÃO DAS IES PRIVADAS NO DF
Mara Lúcia Castilho, Centro Universitário de Brasília
(mara.castilho@uniceub.br)

RESUMO

O presente estudo tem caráter exploratório e descritivo com a intenção de identificar os modelos de gestão das IES particulares não universitárias no Distrito Federal (DF). O método adotado no estudo é analítico comparativo, apoiando-se no confronto entre as IES pesquisadas e partindo de determinados indicadores. A investigação adota uma abordagem preferencialmente qualitativa, objetivando interpretar o significado dos fenômenos identificados. O universo pesquisado abrange as IES não universitárias do Distrito Federal. A amostragem foi constituída por 3 IES, tendo participado da coleta de dados 50% dos gestores e 10% do total de docentes de cada uma destas 3 IES. A coleta de dados realizou-se por meio de análise documental, entrevista semiestruturada e questionários. Foi possível verificar que a gestão das IES é centralizada, sendo as decisões tomadas, em sua maioria, pelos dirigentes das instituições. Não foi possível, porém, caracterizar as práticas gerenciais das IES como próprias de um único modelo de gestão. As características de gestão mais acentuadas que a nossa pesquisa identificou são aquelas do modelo racional burocrático, tendo sido também identificadas características do modelo de anarquia organizada, bem como a falta de um planejamento mais adequado da parte das IES.
Palavras-chave: Gestão de Instituição de Educação Superior, Modelo de gestão de IES

1 Introdução e objetivo

Os dados dos últimos três Censos da Educação Superior (2000, 2001 e 2002) revelam que houve um aumento de 26,8% no número de IES privadas em todo o país. Além de serem sujeitas ao controle da qualidade do ensino que ministram pelo sistema de avaliação do Ministério da
Educação, o surgimento de novas instituições faz com que busquem, ainda mais, diferenciais competitivos para se desenvolverem no mercado.
O processo de mudança, fruto de uma economia globalizada, e a

Relacionados